Conecte-se conosco

Amazonas

Governador do AM diz que são “fake” posts sobre prorrogação ou não das restrições de circulação

Wilson Lima informou que as decisões a serem anunciadas nesta sexta-feira dependerão do resultado de reunião com os setores do governo que farão uma análise da situação.

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), informou, em live, nesta quinta-feira, que só vai anunciar a prorrogação ou não das medidas de restrições de circulação no Estado no final da tarde de sexta-feira (05/02).

Em um pronunciamento em que fez um relato da situação epidemiológica da covid-19 no Estado, ele disse que são “fake news” as informações de que vai prorrogar o decreto de restrição e flexibilizar alguns segmentos da economia. “Ainda não há nada neste sentido”, disso.

Wilson Lima informou que as decisões a serem anunciadas nesta sexta-feira dependerão do resultado de reunião com os setores do governo que farão uma análise da situação.

O diretor técnico da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) do Amazonas, Cristiano Costa apresentou dados sobre a pandemia no Estado. Disse que a situação é de estabilidade, mas que os números ainda são muito altos.

Segundo o governado, o abastecimento de oxigênio ainda é uma preocupação, mas, segundo ele, todas as unidades estão abastecidas. Disse que a produção local não é suficiente para as necessidades diárias que subiram de 14 mil metros cúbicos (m3) para 86 mil por dia e podem chegar a 130 mil.

Segundo os dados do governo, a taxa de mortalidade no Estado atingiu um ponto de estabilidade e apresenta uma leve queda. A média de mortes está em 86 por dia, sendo 20 no interior e 66 na capital. A média de letalidade está em 3,10%, a maior do país.

Segundo o secretário de Saúde, Marcellus Campêlo, a queda é muito menor do que o governo esperava com as medidas restritivas impostas nos últimos dias e a situação na rede pública de saúde ainda é considerada crítica.

Ele informou que 98% dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) estão ocupados, assim como 92% de leitos clínicos. No interior, há uma lista de pacientes que aguardam transferência para a capital e para outros estados.

 

Veja o pronunciamento neste link.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 4 =