Amazonas
Fundação Alfredo da Matta retoma atendimento de pacientes agendados e de retorno
Pacientes agendados que perderam consultas e procedimentos já podem entrar em contato com os respectivos setores para o reagendamento
A Fundação Alfredo da Matta (Fuam) informou o processo de retomada gradual do atendimento ambulatorial para os seus pacientes. A primeira fase, neste mês de junho, será apenas para pacientes de retorno, agendados e casos que exijam mais cuidados. A informação é da Secretaria de Estado de Saúde (Susam).
“Nesta primeira fase, prevista para o mês de junho, ainda não vamos atender pacientes de ‘primeira vez’, ou seja, da nossa triagem e nem os exames de pele para atestado médico, apenas pacientes de retorno, os que estão agendados, casos de dermatoses com infecção e as IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) que exijam maiores cuidados”, explica o diretor-presidente da unidade, Ronaldo Amazonas.
Desde o dia 1º de junho, a Fuam voltou a funcionar em seu horário integral, de 6h às 16 horas e nesta segunda-feira (8) passou a realizar os agendamentos de pacientes que perderam consultas no período crítico da pandemia.
Segundo o diretor-presidente da Fuam, os pacientes agendados que perderam consultas e procedimentos já podem entrar em contato com os respectivos setores para o reagendamento. “O atendimento se limitará àqueles agendados previamente para o dia, pois temos que manter o distanciamento social entre os pacientes, por isso, pedimos a compreensão e, sobretudo, a ajuda de todos nesse processo de retomada até que tudo volte ao normal”, explica Ronaldo Amazonas.
Reagendamentos – Os pacientes da Fuam fora da data de agendamento serão reagendados a partir desta segunda-feira, por área. Pacientes do Centro Cirúrgico (cirurgias e biópsias), da área de Prevenção de Incapacidades (ortopedia, oftalmologia, fisioterapia, pacientes em acompanhamento de hanseníase e curativos), atendimento geral em IST e os pacientes que estejam com exames laboratoriais pendentes devem entrar em contato com os respectivos setores, somente por telefone, conforme esta tabela:
Já os pacientes de dermatologia geral (Bloco Verde), dermatologia tropical (Bloco Vermelho), do Ambulatório Especializados/ IST e de odontologia devem procurar os setores para agendamento, conforme lista abaixo:
– Dermatologia Geral (Bloco Verde): Sala da Triagem 03
– Dermatologia Tropical (Bloco Vermelho): Recepção do Bloco Vermelho ou Sala de Triagem 04
– Ambulatório Especializado/IST: Setor de IST
– Odontologia: Procurar o setor para atendimento, sendo pela manhã, às segundas, terças e quartas-feiras ou pela tarde, às segundas, terças e quintas-feiras.
Para a retomada dos atendimentos, a recepção de usuários, visitantes e acompanhantes fará controle do acesso, condicionando a entrada àqueles agendados para o dia e horário ou em busca dos reagendamentos. A direção pede que os pacientes evitem levar acompanhantes, exceto os casos de idosos, menores de idade e pessoas com necessidades especiais, sempre limitado a um acompanhante.
Todos serão submetidos à verificação de temperatura corporal para detecção de possível sinal de síndrome gripal, em especial a Covid 19; e serão orientados sobre uso de máscaras e lavagem das mãos com água e sabão antes de adentrarem aos consultórios. Pacientes com sinais e sintomas de síndrome gripal serão encaminhados a uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
As consultas para pacientes novos só serão por agendamentos via Sistema de Regulação (Sisreg), ou seja, que tenham seguido o fluxo já conhecido para uma consulta na Fuam, que é primeiramente passar por atendimento em alguma unidade de saúde e ser encaminhado para atendimento especializado. Para os pacientes em tratamento na Fuam que tenham algum agravamento de seu quadro, como reação alérgica ou estados reacionais de Hanseníase, continua mantido o atendimento de médico plantonista, podendo ser avaliado nos dias e horários de funcionamento da Fuam.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário