Amazonas
Fumaça e cheiro de queimado cobrem Manaus na manhã desta quarta-feira; chuva amenizou o fenômeno
A camada de fumaça sobre Manaus tem características de uma inversão térmica, fenômeno atmosférico caracterizado pela retenção do ar frio próximo da superfície, sobreposto por uma camada de ar quente.
Manaus foi coberta por uma camada de fumaça na manhã desta quarta-feira, 20/9. O cheiro forte de queimado também foi sentido em vários bairros da capital. A situação foi amenizada por volta do meio dia quando ocorreu uma chuva e contribuiu para dissipar a nuvem cinza sobre a cidade, possivelmente provocada por queimadas da floresta em municípios do Amazonas.
A camada de fumaça registrada em Manaus tem características de uma inversão térmica, fenômeno atmosférico caracterizado pela retenção do ar frio próximo da superfície, sobreposto por uma camada de ar quente. Ela ocorre, geralmente, nos grandes centros urbanos .
Como esse fenômeno impede a dispersão da poluição, pode ocorrer um aumento de doenças respiratórias, irritação nos olhos e na pele, alergias e redução da qualidade do ar nas cidades. Se possível, é importante reforçar a hidratação e fazer uso da máscara cobrindo o nariz e a boca.
Até o início da tarde as autoridades ambientais do Amazonas ainda não tinham se manifestado sobre a origem da nuvem de fumaça.
A fumaça e a chuva intensa atrasaram a chegada de voo das companhias Azul, Latam e Gol no Aeroporto Internacional de Manaus Eduardo Gomes durante a manhã e no início da tarde.
As aeronaves tiveram que sobrevoar a a região e esperar o tempo melhorar. De acordo com o site da Infraero, os pousos e decolagem em Manaus estão normalizados.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário