Amazonas
Falta delegado de polícia em cidade do interior do Amazonas, diz promotor de Justiça
Humaitá é um dos principais municípios do Amazonas.
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) informou que, pela 2ª Promotoria de Justiça de Humaitá, instaurou Inquérito Civil para apurar a ausência de autoridade policial à frente da Delegacia de Polícia no Município.
De acordo com o MP-AM, no curso da investigação, iniciada de ofício em 2022, o Promotor de Justiça Sylvio Henrique Lorena Duque Estrada expediu recomendação buscando agilizar a designação de Delegado com vistas à melhoria da Segurança Pública na cidade.
“A ausência de delegado titular à frente da Delegacia de Polícia de Humaitá prejudica a prestação dos serviços de Segurança Pública de competência da Polícia Civil no Município. A presença da autoridade policial na cidade é, conforme a lei, imprescindível para a lavratura de autos de prisão em flagrante e para a condução dos inquéritos policiais”, observou o Promotor de Justiça Sylvio Duque Estrada.
Em ofícios (2552/2022-GS-SSP e 4018/2022-GDG/PC) encaminhados ao órgão, a SSP-AM informou que a previsão de designação de Delegado para o Município de Humaitá depende da entrada em exercício dos futuros servidores aprovados no concurso público da Polícia Civil do Estado do Amazonas.
Humaitá é um dos principais municípios do Amazonas. Sua população, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) era de 57.195 habitantes em 2021.
Situada no entrocamento entre as rodovias Transamazônica e Manaus-Porto Velho, Humaitá é banhada pelo Rio Madeira, sendo uma das principais cidades da hidrovia homônima. A cidade faz parte também do chamado “Arco Norte Amazônico”, com grande potencial agropecuário e logístico.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário