Amazonas
Ex-deputado federal do Amazonas José Cardoso Dutra morre de parada cardíaca em Brasília
O ex-deputado tinha 84 anos . O sepultamento será realizado em Brasília, onde morava.
O ex-deputado federal do Amazonas José Cardoso Dutra morreu na manhã desta quinta-feira (06/01), em Brasília. Nascido em Barreirinha (AM), ele tinha 84, e sofreu uma parada cardíaca. Seu corpo será sepultado em Brasília, onde morava.
José Dutra nasceu no dia 18 de julho de 1937, filho de Teodoro Soares Dutra e de Hilma Nazaré Cardoso Dutra. Bancário, professor e pecuarista, em 1963 ingressou na Faculdade de Direito da Universidade do Amazonas, pela qual se bacharelou em 1967.
Ingressou na vida política concorrendo no pleito de novembro de 1970, quando se elegeu deputado estadual no Amazonas, na legenda do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido de oposição ao regime militar instaurado no país em abril de 1964.
No pleito de novembro de 1982, voltou a se eleger deputado estadual no Amazonas em sua nova legenda. Assumindo o mandato, com a posse de Gilberto Mestrinho no governo do estado, José Dutra licenciou-se da Assembleia Legislativa, para ser secretário do Interior e Justiça e, depois, secretário da Indústria, Comércio e Turismo.
Em novembro de 1986, elegeu-se deputado federal constituinte na legenda do PMDB. Concluiu seu mandato de deputado estadual em janeiro de 1987, quando se encerrou a legislatura, e em 1º de fevereiro tomou posse na Câmara dos Deputados, dia em que também se instalou a Assembleia Nacional Constituinte (ANC).
Concorrendo a um segundo mandato, reelegeu-se nas eleições de outubro de 1990, sempre na legenda do PMDB, obtendo a maior votação do partido no estado. Ainda em outubro daquele ano, concorreu à prefeitura de Manaus na legenda do PMDB, sem sucesso.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário