Conecte-se conosco

Amazonas

Equipes percorrem áreas indígenas de Manaus para vacinar adultos e crianças contra Covid-19

A estratégia inclui o deslocamento das equipes da prefeitura de Manaus até às áreas onde moram os indígenas.

Vacinação de indígenas vai continuar. (Foto: Camila Batista/Semsa)

Comunidades indígenas instaladas na zona urbana de Manaus estão recebendo as equipes de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) que levam a primeira, segunda e terceira doses contra covid-19 para o público de 12 anos ou mais, além das vacinas para as crianças de 5 a 11 anos. Nesta quinta-feira, 17/2, os indígenas da Associação Unindo Etnias, no Conjunto Cidadão 10, no Tarumã, zona Oeste foram vacinados. A comunidade reúne 18 diferentes etnias indígenas.

A estratégia inclui o deslocamento das equipes de vacinação até às áreas onde moram os indígenas. A ação é resultado de uma parceria entre as lideranças indígenas e Prefeitura. Os moradores se mobilizam para receber a vacinação e, no dia combinado, os técnicos da Semsa entram nas comunidades para realizar a imunização

A enfermeira Isabel Hernandes, chefe da Divisão de Imunização da Semsa, explicou que, com a ação das equipes itinerantes, a secretaria vai até às localidades de mais difícil acesso. “Nosso pessoal faz o acompanhamento dessas populações, sempre oferecendo os serviços de saúde, aí incluída a vacinação contra a Covid-19”, destacou.

O cacique kokama Luiz dos Santos, presidente da Associação Unindo Etnias, lembrou que essa vacinação é apenas uma das ações que a prefeitura promove naquela área. “Essa parceria é muito importante para nós, porque muita gente não tem condições de se deslocar daqui até um ponto de vacinação. Moramos em uma área muito isolada, é difícil sair para outros locais. É uma felicidade podermos ver nossos parentes sendo vacinados e protegidos dessa doença”, comentou.

Jéssica dos Santos, 28, também da etnia kokama, levou a filha Vitória, de oito anos, para ser vacinada. “Muita gente já morreu por causa dessa doença e a gente precisa ter esse cuidado também com as nossas crianças, para que elas possam estudar e ter um bom futuro”, disse.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − quatro =