Amazonas
Em Manaus, ameaças levam algumas escolas a suspenderem aulas nesta quinta-feira; segurança é acionada
o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM) informou que o Governo do Amazonas disponibilizou toda a sua estrutura.
Ameaças de ataques em redes sociais na data de aniversário do Massacre de Columbine, atentado em um colégio nos Estados Unidos que deixou 15 mortos, em 1999, levou várias escolas de Manaus a suspenderem as aulas presenciais nesta quinta-feira (20/04).
Em nota, o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM) informou que o Governo do Amazonas disponibilizou toda a sua estrutura, em especial rondas ostensivas, para as escolas que decidirem manter o dia letivo.
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), informa que, por determinação do prefeito David Almeida, empregará nesta quinta-feira (20), todo o efetivo da Guarda Municipal para permanecer em estado de alerta máximo na proteção do ambiente escolar municipal.
A operação integra o esquema de segurança montado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) e atuará em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), patrulhando e visitando escolas durante todo o dia.
O Sinepe informou que tem recomendado que as instituições avaliem e informem caso optem por funcionar no dia 20. A entidade comunicará à Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP) quais serão os estabelecimentos que irão seguir operando.
As escolas públicas seguirão com o funcionamento normal nesta quinta-feira. No entanto, segundo a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc-AM), as unidades contarão com uma série de atividades que buscam promover a cultura de paz.
Os alunos do turno da manhã, do Idaam, que funciona na Avenida Djalma Batista, tiveram aulas online. O Centro Educacional Adalberto Valle realizou um treinamento interno com toda a equipe e, por conta disso, liberou os alunos. Avaliações que aconteceriam no dia 20 foram transferidas para as próximas semanas. Viaturas da Polícia Militar foram vistas em frente ao Centro Educacional Século, na Avenida Coronel Teixeira, na zona oeste.
Nessa quarta-feira (19), um suspeito, de identidade não revelada, que ameaçou cometer ataque em uma escola foi preso pela Polícia Civil do Amazonas em Manacapuru.
Nas postagens, o suspeito aparece armado afirmando que o ataque aconteceria hoje e chegou a citar “bullying”como suposta motivação. A polícia apreendeu armas que estavam em posse do rapaz. O caso está sendo investigado.
Nesta quarta-feira (19), o grupo Fametro confirmou, por meio de nota, que agentes de seguranças da instituição identificaram uma suspeita de ameaça de ataque. Após denúncias, um aluno foi retirado da sala de aula. A instituição comunicou a polícia, que realizou a revista e constatou que ele estava desarmado.
O Sinepe informou que 75 escolas decidiram suspender as aulas presenciais nesta quinta-feira, dia 20 de abril, por precaução ao risco de atentados. Nas escolas públicas haverá o Dia D da Paz, com atividades culturais e recreativas.A Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) está fazendo rondas policiais nas escolas da rede privada que mantiveram as aulas presenciais
As escolas públicas de Manaus e do Estado terão aulas normalmente no dia 20. A Seduc, que integra o recém-criado Comitê Interinstitucional de Proteção, Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar, informou que promoverá o “Dia D” pela Cultura de Paz nesta quinta-feira.
“O objetivo é proporcionar aos estudantes, aos docentes e comunidade em geral, o engajamento na construção de ações coletivas de superação, respeito, harmonia e cidadania”, informou a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc).
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário