Amazonas
Eleições 2022: votação no Amazonas terá dois fusos horários; maior parte do estado será das 7h às 16h
Confira também a documentação necessária e o que é proibido na hora de entrar na cabine de votação.
O horário de votação das Eleições 2022 na maior parte do Amazonas, incluindo em Manaus, terá início às 7h e terminará às 16h, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). Por outro lado, nos municípios do Sudoeste do estado, cujo fuso horário é diferente, os eleitores deverão comparecer às urnas das 6h às 15h (veja lista abaixo).
Esse horário segue decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que uniformizou o horário de início e encerramento da votação em todo país nas eleições deste ano. Com isso, todos os estados terão que seguir o horário oficial de Brasília — das 8h às 17h — independentemente dos fusos horários.
De acordo com Justiça Eleitoral, 2.352.330 eleitores estão aptos a votar em todo o Amazonas.
No 1º turno, os eleitores deverão escolher cinco candidatos: presidente, senador, governador, deputado federal e deputado estadual.
Horário de votação
– 6h às 15h: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Ipixuna, Tabatinga, Guajará, São Paulo de Olivença, Jutaí, Itamarati, Pauini e Lábrea.
– 7h às 16h: restante dos municípios amazonenses, incluindo Manaus.
Documentação
O título de eleitor não é de porte obrigatório no dia das eleições. Os cidadãos podem se apresentar à mesa de votação com qualquer documento oficial com foto, mesmo que o documento esteja com a data de validade vencida.
Mas, embora não seja necessário apresentar o título para votar, é importante que a eleitora ou o eleitor saiba qual é a sua seção eleitoral, informação que pode ser obtida no próprio título ou por meio do aplicativo e-Título.
No momento do voto também são aceitos:
-e-Título;
-carteira de identidade, identidade social, passaporte ou outro documento de valor legal equivalente, inclusive -carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
-certificado de reservista;
-carteira de trabalho; e
-carteira nacional de habilitação.
Celulares e armas proibidos
Com a decisão do TSE de proibir aparelhos celulares na cabine de votação, a recomendação é que o cidadão leve uma “cola eleitoral” para garantir que vai se lembrar de todos os números dos candidatos.
Além disso, o TSE decidir, por unanimidade, proibir o porte de armas a 100 metros dos locais de votação, 48 horas antes das eleições e até 24 horas depois.
A exceção para a regra são os membros das forças de segurança que estejam a trabalho e sejam requisitados pela autoridade eleitoral a entrar em uma determinada seção.
A informação é do g1 Amazonas
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário