Amazonas
Deputado mostra imagem do Instituto de Saúde da Criança do Amazonas e pede apoio para uma CPI da Saúde na Assembleia
Wilker Barreto informou que também vai encaminhar o material para os órgãos de controle, como o Ministério Público.
O deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) postou nas redes sociais, imagens que segundo ele, são de uma mãe de paciente varrendo e ajudando na limpeza de uma sala no Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam), em Manaus. Ele disse que a imagem é “o reflexo maior do abandono da saúde” no Estado e pediu o apoio da população para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), para investigar as causas e consequências da crise na saúde do Estado.
Veja a postagem do deputado: https://www.instagram.com/reel/C3qxROPJLxl/?igsh=MXEwbzlycjFpd3F1Nw%3D%3D
Wilker Barreto informou que também vai encaminhar o material para os órgãos de controle, como o Ministério Público. Na última quarta-feira, o deputado informou que uma fiscalização realizada por ele, por meio da Comissão de Saúde e Previdência da Casa Legislativa (CSP-Aleam) no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto revelou que a maior unidade de saúde do Estado ainda enfrenta os mesmos problemas constatados na inspeção feita no dia 11 de setembro de 2023, como membro titular do órgão temático da Casa.
O parlamentar disse que há problemas nas enfermarias lotadas, profissionais com salários atrasados, sistema de refrigeração sem manutenção, banheiros sem papel higiênico e sabão e falta de fio cirúrgico e grampos para cirurgias que ocasionaram a suspensão de procedimentos como a endoscopia.
“Confesso que o que vi lá ao final de quatro horas de fiscalização, eu só posso dar um conselho para o nosso povo, não adoeçam, não precisem do Sistema Único de Saúde. Literalmente um hospital de guerra”, afirmou Barreto.
Outro problema constatado na fiscalização, segundo o deputado, foi o setor de Ortopedia, que é a especialidade que mais tem pacientes. Disse que a maior preocupação é a superlotação e o represamento de leitos, “já que há uma lista com 95 pacientes esperando por cirurgias”. Segundo a direção do hospital, são feitos, em média, seis procedimentos diariamente. A média de entrada de pacientes de Ortopedia gira em torno de 20 pacientes.
CPI da Saúde
O deputado anunciou que ingressou com um requerimento solicitando a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a falta de gestão com orçamento público da saúde.
“O motivo da CPI que estou protocolizando hoje é que nós temos o fato concreto. R$ 4,5 bilhões, R$ 500 milhões a mais de gastos de um ano para o outro, e estamos vivendo o pior momento da saúde. Nós precisamos fazer o caminho do dinheiro, para onde foi o dinheiro da saúde? Cabe a esta Casa tomar providências, porque senão 2024 vai ser pior que foi 2023”, afirmou.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário