Conecte-se conosco

Amazonas

Deputado mais antigo da Assembleia do Amazonas se despede após oitavo mandato consecutivos

Belarmino Lins, o ‘Belão’, despediu-se da sua jornada na Assembleia Legislativa do Amazonas nesta terça-feira.

Com um discurso pleno de emoção, o deputado estadual Belarmino Lins (Progressistas), o ‘Belão’, despediu-se da sua jornada na Assembleia Legislativa do Amazonas, onde exerceu oito mandatos consecutivos, na sessão desta terça-feira (13). “Acredito que minha missão foi satisfatoriamente cumprida, assim como os resultados dos meus esforços foram alcançados. Sei, contudo, que devemos continuar trabalhando incessantemente, e disso não me furtarei, jamais”, disse ele da tribuna.

Parlamentares, ex-parlamentares, líderes interioranos, familiares, servidores da Casa e amigos ocuparam as galerias e o plenário na sessão especial de autoria do ex-deputado Donmarques Mendonça e assinada pelo deputado Roberto Cidade (União Brasil), que distinguiu ‘Belão’ com a Medalha Ruy Araújo, a mais importante comenda do Poder Legislativo Estadual.

No discurso, Belão destacou “o sentimento do dever cumprido e do amor ao próximo, ajudando a construir no seio de nossa terra mecanismos sociais e políticos destinados à consolidação de uma sociedade mais justa e igualitária”.

‘Belão’

Ao agradecer a Medalha Ruy Araújo e de manifestar seu “incondicional amor ao Amazonas”, o líder do PP na Aleam ressaltou o “momento certo” de se despedir do Parlamento aos 76 anos de idade.

Formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas, o deputado Belarmino Lins ocupou vários cargos no serviço público, dentre os quais o de diretor financeiro da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), superintendente do Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (Iapas), e diretor administrativo e presidente do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado do Amazonas (Ipasea).

Em 1991, aos 45 anos de idade, iniciou o seu primeiro mandato de deputado estadual. Entre 1991 a 1993, foi 2° secretário da Mesa Diretora e membro de diversas comissões técnicas permanentes e, de 1993 a 1994, foi segundo vice-presidente do Poder, onde continuou até 1996. De 1999 a 2000, foi líder da bancada do PTB e presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Entre 2001 e 2003, foi eleito primeiro vice-Presidente. No biênio 2003/2004, presidiu a Comissão de Ética.

No período de 2005 a 2010 ocupou o cargo de presidente da Casa, tendo exercido por diversas vezes o cargo de governador interino do Estado. Foi autor de uma emenda constitucional que reduziu o recesso parlamentar de 90 para 45 dias, a partir de 2006.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − 7 =