Amazonas
David Almeida e vereadores tomam posse em solenidade, nesta quarta-feira (01/01), no Teatro Amazonas
David Almeida foi reeleito no segundo turno com 54,59% dos votos, totalizando 576.171 votos.
O prefeito David Almeida (Avante), o vice-prefeito Renato Júnior (Avante) e os vereadores eleitos de Manaus tomam posse nesta quarta-feira (01/01), em solenidade marcada para as 17h, no Teatro Amazonas.
David Almeida foi reeleito no segundo turno com 54,59% dos votos, totalizando 576.171 votos, de acordo com a apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na Câmara Municipal, dos 41 vereadores, 28 foram reeleitos e 13 ocuparão o cargo pela primeira vez.
O prefeito David Almeida conseguiu reeleger 14 vereadores de sua base de apoio na Câmara Municipal.
Veja os eleitos que tomarão possa na Câmara:
Veja como ficará a distribuição das vagas por partido na Câmara de Manaus:
Avante: 7 cadeiras (17,07%)
União Brasil: 6 cadeiras (14,63%)
PL: 4 cadeiras (9,76%)
Agir: 3 cadeiras (7,32%)
MDB: 3 cadeiras (7,32%)
PSD: 3 cadeiras (7,32%)
PMB: 2 cadeiras (4,88%)
Podemos: 2 cadeiras (4,88%)
Republicanos: 2 cadeiras (4,88%)
PP: 2 cadeiras (4,88%)
PRD: 2 2 cadeiras (4,88%)
DC: 1 vaga (2,44%)
PSB: 1 vaga (2,44%)
PV: 1 vaga (2,44%)
PT: 1 vaga (2,44%)
PSDB: 1 vaga (2,44%)
Executivo
Almeida, toma posse para seu segundo mandato à frente da administração municipal. Durante a solenidade, será apresentado o time que vai compor o secretariado responsável por conduzir as políticas públicas da cidade nos próximos anos. A escolha dos nomes levou em conta critérios de preparação técnica e articulação política, reforçando o compromisso da gestão com eficiência e resultados.
Entre os novos integrantes que faltavam serem anunciados para o próximo mandato, o chefe do Executivo municipal definiu, nesta terça-feira, 31/12, que quem vai assumir a pasta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima) será o vereador Fransuá, que vai somar na gestão com sua experiência legislativa e compromisso com políticas ambientais; no Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), a gestão será conduzida de forma interina e acumulativa pelo vice-prefeito Renato Júnior, com o suporte técnico do doutor Arnaldo Flores, controlador-geral do município; a Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil (Sepdec), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), será comandada pelo coronel Lima Júnior, com a missão de coordenar as ações de proteção e prontas-respostas às emergências, reforçando a segurança da população; na Fundação Manaus Esporte (FME), Joel Silva será o responsável por fomentar o esporte e a inclusão social por meio de projetos estratégicos em andamento para consolidar a capital como “cidade esportiva”.
Além dos novos integrantes, cinco nomes já consolidados permanecem no secretariado municipal, garantindo a continuidade de importantes ações. No comando do Fundo Manaus Solidária (FMS), o advogado Emerson Castro segue liderando iniciativas que transformaram a vida de milhares de famílias em situação de vulnerabilidade, com destaque para os programas de assistência social e as parcerias com instituições do terceiro setor.
Já à frente da Secretaria Municipal de Relações Institucionais e de Promoção de Igualdade Racial (Semuripi), Walfran Torres continua desempenhando um papel essencial na articulação política e no fortalecimento de políticas públicas voltadas à equidade racial e ao combate à discriminação, promovendo a inclusão e o respeito às diversidades culturais da cidade. Ambos reforçam o compromisso da gestão com justiça social e desenvolvimento humano.
O terceiro nome que permanece na equipe é o do advogado Alexis Kotsifas, secretário de Representação da Prefeitura de Manaus em Brasília. Sua atuação tem sido fundamental para articular interesses da cidade junto ao governo federal, garantindo o acesso à recursos e parcerias estratégicas para projetos prioritários, uma ponte entre a gestão municipal e Brasília, assegurando avanços para a capital amazonense.
O quarto é o de Célio Bernardo Guedes, que permanece no secretariado, à frente da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad). Durante sua gestão, Célio foi responsável por importantes avanços na modernização administrativa, como a implantação de sistemas que agilizaram os processos internos e aprimoraram os serviços prestados ao cidadão. Além disso, liderou iniciativas de valorização dos servidores municipais, incluindo programas de capacitação e bem-estar. Sua continuidade garante a manutenção de uma gestão pública eficiente, focada na inovação e na melhoria da qualidade do atendimento à população.
O quinto nome é o de José Arnaldo Lima Grijó, que permanece como presidente do Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE), que tem como objetivo principal, debater e definir soluções para assuntos considerados estratégicos para o município.
Compromisso com um futuro sustentável e inclusivo
O prefeito destacou a importância de cada nome escolhido para a construção de uma Manaus mais inovadora, sustentável e resiliente. “Formamos um time comprometido com o futuro da nossa cidade, que alia competência técnica à capacidade de diálogo político. Estamos prontos para enfrentar os desafios e ampliar as conquistas do nosso primeiro mandato”, afirmou Almeida, que também anunciou as principais ações que marcarão os primeiros meses do novo mandato.
Ações prioritárias para o primeiro semestre de 2025
Avanço na mobilidade urbana
A gestão David Almeida vai atuar com foco na modernização do transporte público e na implementação de novas tecnologias para otimizar o trânsito da capital e reduzir mortes.
Fortalecimento da Defesa Civil
Outra prioridade será a ampliação do programa de monitoramento e resposta rápida a desastres, priorizando áreas de risco.
Esporte e juventude
O planejamento estratégico do prefeito David Almeida, também, inclui a ampliação de projetos esportivos comunitários, com ações voltadas à inclusão social e ao combate à violência juvenil.
Preservação ambiental
Além da intensificação de programas de reflorestamento urbano e conscientização ambiental, estará integrando as comunidades à gestão sustentável.
Posse para a 19ª Legislatura
Nesta quarta-feira, 1º/1, o prefeito deverá destacar outros projetos prioritários durante o evento de posse, que será realizado às 17h, no Teatro Amazonas, e que contará com a presença de autoridades locais, lideranças comunitárias e representantes da sociedade civil. “Estamos prontos para escrever um novo capítulo na história de Manaus, com trabalho e dedicação ao nosso povo”, finalizou David Almeida.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário