Amazonas
Covid-19 mata mais por milhão no Amazonas que em qualquer país do mundo, diz site
As informações são do site Poder360, que informou que compila diariamente as mortes proporcionais nas unidades da Federação e também nos países com mais de 100 vítimas de covid-19.
O coronavírus matou 2.000 pessoas por milhão de habitantes no Amazonas de acordo com os números divulgados pelo Ministério da Saúde nessa 3ª feira (2.fev.2021). A taxa é superior à da Bélgica, país onde a covid-19 mais mata em relação ao tamanho da população. No país europeu, foram até agora 1.818 vítimas por milhão.
As informações são do site Poder360, que informou que compila diariamente as mortes proporcionais nas unidades da Federação e também nos países com mais de 100 vítimas de covid-19.
O infográfico ao lado compara as taxas entre as 5 nações com a pior posição no ranking mundial e também compara os Estados com a situação mais crítica no Brasil.
Depois do Amazonas, o coronavírus é mais letal no Rio de Janeiro do que na Eslovênia, e o Distrito Federal apresenta um quadro mais grave que a Itália.
Risco Brasil
O risco de morrer de covid-19 no Brasil foi mais de 3 vezes maior que no resto do mundo em 2020. As conclusões são de um trabalho ainda em andamento do economista Marcos Hecksher, pesquisador do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).
Segundo seus cálculos, cedidos à BBC News Brasil, 169 países de um total de 178 (ou seja, 95%) tiveram uma taxa menor do que a do Brasil em mortes por covid-19, quando comparam-se não só os números absolutos, mas o tamanho da população e os óbitos em cada faixa etária.
Isso quer dizer que, caso em todos esses países os cidadãos tivessem morrido na mesma proporção, por sexo e por idade, em que morreram no Brasil, só nove deles estariam em uma situação pior do que a brasileira.
Há meses o Brasil ocupa o segundo lugar do mundo em número absoluto de mortes por covid-19, atrás apenas dos Estados Unidos, que hoje contabilizam mais de 443 mil óbitos.
Quando a comparação leva em conta o número de mortes por 100 mil habitantes, porém, diversos países europeus, como Bélgica, Reino Unido, Espanha e Itália, passaram à frente do Brasil ainda em 2020. Afinal, têm um número proporcionalmente alto de mortes pelo novo coronavírus em relação ao tamanho de sua população.
Isso continua valendo em 2021. No levantamento mais recente da Universidade Johns Hopkins, o país com mais mortes por 100 mil habitantes é o Reino Unido, seguido pela República Tcheca e a Itália. O Brasil aparece em 12° lugar.
Mas essa conta tampouco pinta um quadro completo.
Hecksher lembra que países europeus (e os EUA também) têm uma população com maior porcentagem de idosos do que a brasileira, portanto muito mais suscetível a adoecer gravemente quando infectada pelo coronavírus.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário