Amazonas
Corpo do professor Menabarreto, da Ufam, será cremado hoje, em Manaus
Será cremado nesta segunda-feira, 26/12, o corpo do professor da Universidade Federal do Amazonas, Menabarreto Segadilha França. Ele faleceu nesse domingo, 25, no Hospital Getúlio Vargas, em Manaus.
O professor Menabarreto ingressou na Ufam em 1976, como docente da Faculdade de Ciências da Saúde. Já como diretor da Faculdade de Medicina da Ufam, implantou o internato rural do curso em 1987, inicialmente em Mocambo e Caburi, comunidades de Parintins, levando os profissionais de medicina para o interior do Amazonas.
Em Nota, a Ufam diz que o professor Menabarreto deixa grandes lições na Medicina Preventiva e Social e do Sistema Único de Saúde (SUS), área de sua atuação desde 1975, bem como na Educação Médica. Além de professor, foi diretor da FCS (Faculdade de Ciências da Saúde: Medicina, Odontologia, Farmácia). Participou de incontáveis trabalhos de extensão, como fundador do Estágio Rural / Internato Rural.
Nos anos 1970 também fez parte do grupo de médicos que fundaram o Hospital Tropical. De acordo com a Nota, Menabarreto era conhecido por todos ao seu redor por ser muito polêmico e questionador. “Fez da Universidade a sua casa, como muito poucos. Ficam, para os seus quase 5000 ex-alunos, as muitas lições teóricas, práticas e revolucionárias! Foram grandes lições de vida, pelas quais será recordado com carinho, respeito e admiração.” declarou o professor Dirceu Benedito Ferreira, ex-diretor da Faculdade de Medicina.
A família informa que não haverá velório e sepultamento, pois o corpo será cremado nesta segunda-feira, 26 de dezembro.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário