Conecte-se conosco

Amazonas

Conselheiro Érico Desterro é eleito para presidir o Tribunal de Contas do Amazonas para o biênio 2022/2023

A conselheira Yara Lins será a vice-presidente do órgão de controle

Érico Desterro vai dirigir mais uma vez o TCE

O conselheiro Érico Desterro foi eleito para presidir, pelo biênio 2022-2023, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE). Érico Desterro, que já foi presidente do tribunal, foi eleito com seis votos durante a 38ª Sessão Ordinária, ocorrida nesta terça-feira (16/11). A conselheira Yara Lins, que recebeu cinco votos dos seus colegas de pleno, foi eleita para a vice-presidência.

Além da definição de presidente e vice-presidente, o TCE escolheu o conselheiro Ari Moutinho como novo corregedor-geral e o conselheiro Josué Neto como ouvidor, com mandatos para o mesmo período. A definição dos presidentes da 1ª e 2ª Câmaras do TCE-AM foi transferida para a primeira sessão plenária de 2022.

“Quero parabenizar os conselheiros, em especial o conselheiro Érico Desterro. eu acho que essa casa sempre teve a linha de equilíbrio, sei que existem muitas divergências, mas eu quero fazer um reconhecimento público da unidade, da unidade que prevaleceu nesta casa. Parabéns a todos os eleitos. Parabéns aqueles que renunciaram ao desejo de ser candidato. Este tribunal segue unido como sempre foi”, disse o atual presidente Mário Melo.

Nascido em 1964, o novo presidente da Corte de Contas, Érico Xavier Desterro e Silva, é bacharel em direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e mestre pela Universidade de São Paulo (USP). Ingressou ao TCE-AM como membro do Ministério Público, na condição de procurador, no ano de 1999. Desde 2006 passou a integrar o quadro de conselheiro da Corte de Contas Amazonense.

Como conselheiro do TCE-AM, já foi corregedor (2008-2009), vice-presidente (2010-2011), e coordenador da Escola de Contas Públicas (2014-2015). No biênio 2012-2013, Érico Desterro foi presidente da Corte, onde se destacou pela rígida dedicação frente à presidência. Na época, o TCE-AM recebeu grande destaque pela celeridade nas atividades exercidas e processos julgados.

Durante os anos como conselheiro, Érico Desterro também se destacou frente à Ouvidoria da Corte de Contas, onde foi ouvidor-geral por três mandatos (2008-2009, 2018-2019 e 2020-2021). No último biênio, transformou a Ouvidoria da Corte de Contas em uma referência nacional para os demais órgãos públicos, com a realização de relevantes eventos, ações sociais, programas de capacitação e agilidade no atendimento de demandas.

 


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − doze =