Amazonas
Começa no Teatro Amazonas cerimônia do funeral do ex-governador Amazonino Mendes
As primeiras homenagens no local devem começar às 14h, restrita a famíliares e autoridades. A visitação do público vai ter início às 17h.
O corpo do ex-governador do Amazonas, Amazonio Mendes, chegou no fim da manhã desta quinta-feira (1602) no aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, e foi transportado em cortejo até o Teatro Amazonas, onde será velado. O avião que transportou o caixão saiu de São Paulo, onde ele faleceu, no início da manhã e pousou no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes por volta das 11h30.
As primeiras homenagens no local começara às 14h, restrita a familiares e autoridades.
No hall do Teatro Amazonas, centro de Manaus, familiares, amigos, autoridades e ex-secretários do ex-governador do Amazonino Mendes participam neste momento da cerimônia fúnebre em homenagem ao político, que faleceu no último domingo (12/02), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
O velório está sendo reservado a familiares, amigos e autoridades até as 17h quando o público poderá prestar a homenagem ao também ex-prefeito de Manaus.
Uma das autoridades a passar pelo funeral foi o presente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE), Roberto Cidade (UB), disse que o ex-governador fez “de tudo que estava ao seu alcance” para erguer obras nas administrações em que comandou.
“Não poderia deixar de estar aqui representando toda a família Cidade que sempre teve uma boa relação com o governador Amazonino Mendes. Eu acho que ele cumpriu a sua missão, vai descansar em paz. Ele merece ter um velório digno, um homem que contribuiu muito para o estado do Amazonas, um homem que fez tudo o que teve ao seu alcance quando estava na prefeitura no governo. Eu me solidarizo com a família e que Deus receba o Amazonino que com certeza ele estará lá para representar o povo amazonense, junto com Gilberto Mestrinho e com todos os outros políticos que deixaram suas histórias registradas junto nos anais da política amazonense”, disse Cidade.
Também no local, o ex-secretário de Educação do Amazonas em uma das gestões de Amazonino e ex-governador do Amazonas, José Melo, destacou o legado deixado por Amazonino na área de educação. “Eu sou educador e acho que a Educação é a coisa mais importante na vida de uma pessoa. E quando o Amazonino assumiu o governo, mais de 70% dos professores rurais não tinham formação. Parte disso leigos. Com a sacada da UEA, Amazonino transformou a Educação do Amazonas, avançando em 100 anos”, disse José Melo.
A visitação do público vai ter início às 17h, desta quinta-feira, seguindo até as 5h da manhã do sábado, em regime de 24 horas. No entanto, para ter acesso ao funeral na madrugada do último dia é necessário estar na fila até meia-noite de sábado.
Na manhã de sábado, será realizado, às 8h, um culto reservado à família, seguido pela solenidade de honras militares. A saída do cortejo acontecerá às 9h, com passagem pelo Palácio Rio Negro, na Avenida Sete de Setembro; primeira unidade da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), situada na Avenida Leonardo Malcher; sede do Governo, Avenida Brasil, e segue para solenidade de cremação reservada à família.
Natural do município de Eirunepé, Amazonino Mendes tinha 83 anos de idade. Em sua longa carreira política foi Senador da República, prefeito de Manaus por três mandatos e quatro vezes governador do Estado. O político amazonense faleceu no domingo (12), em São Paulo, onde estava internado para tratar uma infecção pulmonar.
Governo do AM divulga como será o funeral de Amazonino Mendes, nesta quinta-feira, em Manaus
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário