Conecte-se conosco

Amazonas

Com R$ 100 mil em premiação, PNUD seleciona projetos de inovação no Amazonas

O objetivo é identificar experiências e metodologias de inovação alinhadas aos aceleradores ou às cadeias de produção locais.

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançou edital para seleção de projetos nos estados do Amazonas e do Piauí. O objetivo é identificar experiências e metodologias de inovação alinhadas aos aceleradores ou às cadeias de produção locais. As propostas vencedoras receberão R$ 100 mil cada uma para ampliar, aprimorar ou dar continuidade a projetos que promovam o desenvolvimento sustentável da região.

Para participar é necessário enviar proposta, conforme orientações do edital, até o dia 27 de novembro. O quesito “Inovação” considera caminhos ou estratégias que utilizem novos produtos, serviços, tecnologias, organização de novos processos, novos modelos de negócio, métodos organizacionais ou inovações sociais.

No Amazonas, os projetos devem estar associados a alguma destas temáticas: Novas dinâmicas para promoção de polos de desenvolvimento, Gestão pública, Conservação ambiental e Uso sustentável dos recursos naturais, Estratégias para enfrentar a violência e a criminalidade, Cidadania plena para mulheres e meninas, Educação inclusiva e de qualidade, Cadeia do turismo, Cadeia das melíponas e Cadeia do pirarucu.

No Piauí, os temas que devem ser contemplados são: Governança, Educação inclusiva de qualidade, Empreendedorismo, Agricultura familiar inclusiva e produtiva, Conservação ambiental e Uso sustentável dos recursos naturais, Ambiente seguro e inclusivo, Igualdade de gênero e Empoderamento de mulheres e meninas, Cadeia das melíponas e Cadeia do turismo.

Os critérios para a avaliação serão alinhamento ao tema, impacto social, replicabilidade da inovação, clareza metodológica da inovação, sustentabilidade da inovação, previsão de uso dos recursos recebidos e resultados alcançados.

O PNUD é um parceiro estratégico do Estado do Amazonas: além de ser a agência líder da Organização das Nações Unidas (ONU) para o desenvolvimento, contribuindo para a erradicação da pobreza, a redução de desigualdades e da exclusão social em 170 países, é também a agência integradora dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Em acordo assinado em setembro de 2015, os países membros da ONU se comprometeram a trabalhar para a plena implementação das ODS e da Agenda 2030, e alcançar o desenvolvimento sustentável nas suas três dimensões – econômica, social e ambiental – de forma equilibrada e integrada.

Faz parte dessa agenda também a criação de condições para um crescimento sustentável, inclusivo e economicamente sustentado, prosperidade compartilhada e trabalho decente para todos, tendo em conta os diferentes níveis de desenvolvimento e capacidades nacionais, sem nunca deixar ninguém para trás.

Saiba mais sobre o processo de seleção:

Acesse o edital e  baixe o formulário para envio da proposta.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + 6 =