Amazonas
Coluna da revista Veja aponta “o que o novo clube sensação do futebol brasileiro”, o Amazonas FC, tem a ver com política
O Amazonas FC chamou a atenção de todo o país ao conquistar no último sábado, 7, o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro menos de quatro anos após ter sido fundado.
A coluna Radar, da revista Veja, do último dia 09/10, perguntou: qual é a fórmula do sucesso do Amazonas? E respondeu: “Claro que houve empenho técnico de muitos profissionais envolvidos na boa campanha do time na difícil Série C, mas um dos fatores que alavancam o clube é dinheiro público”.
Segundo a coluna, “primeiro, porque o time é patrocinado pelo Governo do Amazonas. Mas não é o único do estado. O governador Wilson Lima (União Brasil) reservou 7,5 milhões de reais do orçamento para ajudar quatro clubes do estado, com verba direcionada por meio da Federação Amazonense de Futebol”.
E, segundo, diz a coluna, “porque o Amazonas FC é um clube beneficiado por emendas parlamentares. Em 2023, nada menos que 7,1 milhões foram pedidos por deputados estaduais para ajudar o clube, por meio de repasses para a Fundação Amazonas de Alto Rendimento, que cuida das categorias de base do clube. Deste total, 5 milhões de reais já foram pagos. O valor já foi até maior, mas algumas emendas foram canceladas depois que houve pedidos de apuração ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado, informa.
A campeã de apoio parlamentar é a deputada estadual Joana Darc, do União Brasil, o mesmo partido do governador Wilson Lima: ela destinou 3,5 milhões de reais ao clube, do qual faz questão de dizer que é torcedora apaixonada. Ela também é casada com Aldenor Lima, um dos patrocinadores do Amazonas. Para a deputada, não há ilegalidade na destinação de dinheiro via emendas para projetos ligados ao clube.
O Amazonas FC chamou a atenção de todo o país ao conquistar no último sábado, 7, o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro menos de quatro anos após ter sido fundado – a glória veio com uma vitória de 2 a 0 diante do Botafogo-PB diante de um público de 45.000 torcedores na Arena da Amazônia, que foi um dos estádios da Copa-2014, mas há muito tempo não tinha um time que conseguisse lotá-lo.
O clube, que tem no seu elenco jovens jogadores e veteranos como o atacante Sassá (que passou por Botafogo-RJ e Cruzeiro, entre outros clubes), já sonha com a elite do futebol brasileiro em 2025, o que seria um feito extraordinário para um clube fundado em 2019.
O constrangimento na Assembleia Legislativa do Amazonas depois de vir a público que uma deputada pediu a transferência de 15 milhões de reais em emendas para um clube de futebol local forçou a Casa a discutir novos critérios para a destinação de verba do orçamento.
O Comitê do Amazonas de Combate à Corrupção mandou ofício para o procurador-geral de Justiça do estado, Alberto Rodrigues Nascimento Júnior, pedindo que o Ministério Público faça uma “fiscalização extraordinária junto ao Amazonas Futebol Clube para identificar a efetivação dos recursos públicos já pagos e os projetos do clube de futebol desenvolvidos com verbas de emenda parlamentar”.
Uma possibilidade citada pelo presidente da Assembleia, Roberto Cidade (União Brasil), para normatizar a destinação de emendas é vincular porcentagens da verba que cada parlamentar pode indicar a áreas específicas, como assistência social, esporte e indústria.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário