Conecte-se conosco

Amazonas

Cidade AM faz ‘rodízio’ de energia menos de um mês após governo estadual e Amazonas Energia anunciarem que fornecimento estava garantido

De acordo com a concessionária, as áreas da cidade onde estão os serviços considerados essenciais não serão afetadas. São Gabriel não recebe energia do Sistema Interligado Nacional.

A concessionária Amazonas Energia está fazendo ‘rodízio’ no fornecimento de energia elétrica em São Gabriel da Cachoeira, município com a maior população indígena do País, no noroeste do Estado, às margens do rio Negro. De seis em seis horas, um conjunto de bairros da cidade tem a energia suspensa, para racionar óleo diesel, já que as embarcações não conseguem chegar até lá, em consequência da forte vazante.

O anúncio do ‘rodízio’ vem menos de um mês depois do governo do Amazonas e a Amazonas Energia informarem que não iria faltar energia no Estado em consequência da vazante dos rios. No Estado, a maioria dos municípios depende de termelétricas locai a óleo diesel. O anúncio foi feito no último dia 09/09 pelo vice-governador Tadeu de Souza e o diretor de relações institucionais da concessionária, Radyr Gomes.

“Isso é resultado do diálogo, planejamento e cooperação entre os setores público e privado. São parcerias como esta que ajudam a potencializar a capacidade de resposta governamental diante dessa estiagem, que se mostra cada dia mais severa”, disse o vice-governador.

De acordo com Gomes, a empresa tinha estoque de combustíveis suficiente para a manutenção das termelétricas. Além disso, balsas estacionárias estariam em regiões com logística dificultada pela seca dos rios, a exemplo de São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga, no rio Solimões.
Medidas

A Amazonas Energia informou que, em São Gabriel da Cachoeira, a energia é fornecida pela termelétrica da VP Flexgen, que comunicou que “adotou as medida necessárias junto ao fornecedor de combustível, mas que o agravamento dos efeitos da estiagem afetaram de forma severa as operações, em função das dificuldades de navegação e logística do transporte pelo Rio Negro”.

De acordo com a concessionária, as áreas da cidade onde estão os serviços considerados essenciais não serão afetadas. São Gabriel não recebe energia do Sistema Interligado Nacional.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − quinze =