Amazonas
Centro de Inteligência de Segurança Pública Regional Norte é inaugurado em Manaus
Centro vai promover a integração da atividade de inteligência e dar agilidade no fluxo de informações entres as agências de inteligência dos sete estados da região.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública inaugurou, nesta sexta-feira (13), o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública – Regional Norte (CIISPR-Norte) na cidade de Manaus (AM). O objetivo do centro é promover a integração da atividade de inteligência e dar agilidade no fluxo de informações entres as agências de inteligência dos sete estados da região. A entrega contempla um dos projetos estratégicos da pasta e visa fortalecer o combate ao crime organizado e à criminalidade violenta.
O CIISPR-Norte é uma das entregas da Rede de Centros Integrados de Inteligência de Segurança Pública – um dos projetos estratégicos do MJSP – que contempla também o Centro Integrado de Inteligência Nacional (CIISP-N). Inaugurado em agosto, o Centro Nacional é o responsável por nortear diretrizes e coordenar trabalhos que serão estendidos à cinco regiões do país.
Além da região Norte, também está em operação o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública da região Nordeste (CIISPR-NE) e da região Sul (CIISPR-SUL), os quais juntos tem acesso já realizaram mais de 1300 difusões de documentos de inteligência. Com ativação do CIISPR-Norte, a Rede CIISP passará ter acesso a aproximadamente 200 bases de dados de 19 estados do país.
Participaram da cerimônia, o ministro da Justiça e Segurança Publica, Sérgio Moro; o governador do Amazonas, Wilson Lima; demais governadores e secretários de segurança pública da região Norte e o secretário de Operações Integradas do MJSP, Rosalvo Franco.
“Todos os estados podem contar com o governo federal no combate ao crime”, afirmou o ministro Sergio Moro.
Com investimento na ordem de R$ 2 milhões para aquisição de equipamentos eletrônicos, o CIISPR-Norte será estruturado, inicialmente, por um profissional de inteligência de cada um dos estados aderentes, um coordenador recrutado pela Diretoria de Inteligência da Secretaria de Operações Integradas (Seopi/MJSP), um representante de cada uma das agências de inteligências de segurança pública do estado do Amazonas e dois analistas especialistas em atividades como extração de dados e business intelligence.
Entre as principais funções do CIISPR-Norte está a coleta, análise e disseminação de inteligência para tomadores de decisão dos estados e demais agências de inteligência de segurança pública do país. Os agentes vão produzir conhecimentos estratégicos e terão o acesso integrado de conteúdo pertencentes às bases de dados de diversas instituições.
Umas das atividades que poderão ser desenvolvidas são a coleta de informações sobre integrantes das organizações criminosas e subsidiar a elaboração de estratégias preventivas de combate ao tráfico de armas, de drogas e redução de violência criminosa.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário