Amazonas
Capital do Amazonas tem média de 4 assaltos a ônibus por dia em 2021, informa site
Foram registrados mais de 1.669 assaltos em coletivos durante todo o ano de 20221, em Manaus
O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Amazonas (Sinetram) apontou que em 2021 foram registrados em Manaus 1.669 assaltos a ônibus. Ou seja, a média por dia foi estimada em 4,6 roubos em coletivos na capital amazonense. As informações são do portal G1.
De acordo com dados do Sinetram, o número de assaltos em ônibus vem caindo, passou de mais de 2.600 em 2019 para 1.669 ao longo do ano passado. Segundo a reportagem, a explicação para a redução no número não foi o aumento na segurança: por causa da pandemia, as pessoas saíram menos de casa e permaneceram realizando trabalho remoto.
Além dos assaltos, que ocorrem quando o bandido faz uso da força ou armas para ameaçar a vítima, também existem os furtos, que é quando o criminoso retira o objeto sem que a vítima perceba. O furto é uma das práticas mais registrada na hora de maior movimento dos terminais e ônibus.
Algumas empresas investiram em câmeras de segurança para tentar inibir esse crime. Mesmo assim, quem utiliza o transporte ou trabalha dentro do ônibus, ainda tem receio.
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas chegou a lançar em 2018, o aplicativo “Aviso Polícia” para a população acionar em caso de assalto, com o rastreamento imediato do aparelho. Segundo a SSP, 65 mil pessoas baixaram o app, mas o sistema não registrou nem um décimo dos casos.
Em 2021, foram 235 acionamentos, mas 147 foram apenas usuários testando o aplicativo ou acionamento por engano.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP) informou que determinou a intensificação das ações de policiamento na capital para coibir assaltos em ônibus do transporte coletivo. A SSP disse ainda que coordenou a instalação de um posto fixo na Avenida Torquato Tapajós, operado pela Polícia Militar e que faz ações diárias como as Operações Catraca e Cidade Mais Segura.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário