Conecte-se conosco

Amazonas

Câmara Municipal de Manaus tem reunião ordinária dedicada a homenagens a Amazonino Mendes

Protocolo de Reunião Ordinária foi direcionado para sessão de homenagens ao ex-governador do Amazonas e ex-prefeito de Manaus.

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) DEDICOU a reunião ordinária desta segunda-feira (13/02) para homenagear o ex-governador do Amazonas, Amazonino Mendes, que morreu no domingo (12/02), em São Paulo. O protocolo da sessão foi alterado para que todos os vereadores pudessem se pronunciar, na reunião que ocorreu no plenário Adriano Jorge. De 41 vereadores, 39 estiveram presentes para a sessão considerada de honra por parte dos vereadores.

A sessão foi aberta com Hino Nacional, seguida de um minuto de silêncio e uma salva de palmas. Imagens do ex-governador foram projetadas no telão do parlamento municipal e uma sessão de aplausos, sugerida pelo vereador Jander Lobato (PP), marcou a reverência dos parlamentares ao ex-governador e ex-prefeito de Manaus.

O presidente da Casa, vereador Caio André (PSC), destacou que em virtude do decreto de luto oficial, as bandeiras do parlamento estão a meio mastro e uma moção está sendo assinada por todos os vereadores em homenagem à família de Amazonino.

“O governador Amazonino Mendes foi um estadista, que construiu a sua carreira política voltada em prol da população da cidade de Manaus e do estado do Amazonas, alguém muito inteligente, que trouxe muitos ensinamentos, formou grandes políticos no estado e na cidade de Manaus e a vida dele por si só pública é um ensinamento a todos os políticos de Manaus e não é diferente comigo”, afirmou Caio André.

O vereador Luís Mitoso (PTB) apontou a história de Amazonino como referência para os parlamentares. “Perdemos um grande líder, uma referência no estado, um líder que soube aglutinar sobre as suas asas a grande parte de políticos amazonenses. Quando falo de Amazonino, a história dele se confunde com a história de Gilberto Mestrinho, um belo professor que colocou Amazonino na vida política, soube aprender a maneira de fazer política. Amazonino nos deixa um legado, um ensinamento, um homem à frente de muitos políticos do estado”, lembrou.

O vereador Diego Afonso (União Brasil) expressou gratidão ao ex-governador, ao relembrar seus ensinamentos e grandes realizações pelo Amazonas durante sua vida política. “Amazonino era um profundo conhecedor do Amazonas. Eu acho que não existirá outro líder com a particularidade dele. Um governador de entregas, que conhecia a máquina como ninguém. E ele, em uma aula de Amazonas que me dava, no convite em que ele me fez para fazer parte do seu governo, eu dizia para ele que, quando ele estivesse dando aulas, ensinando, eu queria estar presente”, afirmou.

O vereador Peixoto (Pros) apresentou à Mesa Diretora proposta para que o Parque Gigantes da Floresta passe a ser o Parque Municipal Amazonino Mendes. Para o vereador, a mudança vem como forma de homenagear a figura deste “gigante da política amazonense”. “Amazonino foi um dos maiores nomes da política do estado do Amazonas e merece uma homenagem vinda desta Casa. Minha ideia é eternizar o seu nome e legado em uma grande obra atual, então faço a indicação ao prefeito David Almeida, para dar o nome desse grande amazonense ao Parque Gigantes da Floresta”.

O vereador Everton Assis prestou homenagens a Amazonino e disse que o ex-governador dedicou mais de 40 anos à vida política, realizando grandes obras sendo reconhecido nacionalmente. “Eu pude acompanhar as transformações realizadas pelo governador Amazonino Mendes na cidade de Manaus e no estado do Amazonas, sobretudo, na área da saúde, com grandes construções como o Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, Hospital Francisca Mendes, Hospital João Lúcio e tantas grandes obras realizadas por esse grande homem”, disse.

O vereador Everton Assis reforçou que o legado de Amazonino Mendes ficará na história do estado do Amazonas e no coração de cada amazonense.

O vereador Raulzinho lembrou que por vezes esteve pessoalmente com o ex-governador. “Eu moro em um bairro que foi criado pelo Amazonino, em virtude de uma lei que proíbe homenagens a pessoas vivas, foi tirado o nome de Amazonino Mendes do bairro para Novo Aleixo. Mas, já estou protocolando, em homenagem a esse grande líder político, uma lei que devolve ao bairro o nome de Amazonino Armando Mendes”, disse o vereador.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − 2 =