Amazonas
Garantido e Caprichoso emitem nota de pesar pela morte de Amazonino
Bumbás relembraram o legado deixado pelo ex-governador, em especial a construção do bumbódromo de Parintins.
Os representantes dos bois bumbás Garantido e Caprichoso publicaram notas de pesar pela morte do ex-governador Amazonino Mendes, ocorrido na manhã deste domingo (12) no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
A gestão de Amazonino Mendes está marcada pela inauguração, em 1988, do Centro Cultural de Parintins, o Bumbódromo de Parintins para as apresentações dos bumbás.
Garantido
O Boi-Bumbá Garantido decretou luto oficial de três dias. O boi encarnado relembro grandes feitos do ex-governador em prol da cultura do estado, em especial à Ilha Tupinambarana.
Leia a nota na íntegra:
A Diretoria do Boi Garantido decreta luto oficial de três dias em razão do falecimento do ex-governador Amazonino Mendes. Grande incentivador do Festival de Parintins, construiu o Bumbodromo e investiu sempre no crescimento e na divulgação da cultura amazonense. Torcedor declarado do Boi do Povão ele deixa um legado para a história do nosso Estado.
Caprichoso
O boi Caprichoso também se manifestou nas redes sociais, e de forma poética presto homenagem a Amazonino Mendes, classificando o ex-governador como o “grande canoeiro”. A diretoria do boi decretou luto oficial de três dias.
Leia a nota na íntegra:
A saga de um grande canoeiro chega ao fim. Um canoeiro que esteve nos braços dos rios de vários lugares do nosso Amazonas. O velho canoeiro que prestava homenagem ao seu estado no nome.
O silêncio da mata, o som sereno da nossa marujada, as vozes caladas da nossa torcida, neste momento, prestam homenagens ao grande Tuxaua do povo do Amazonas, Amazonino Armando Mendes, 83, que dirigiu o estado como governador, foi prefeito de Manaus e senador da república.
O presidente do Caprichoso, Jender Lobato, e o vice Karu Carvalho decretam luto de três dias em homenagem ao eterno governador do Amazonas. Um homem com uma grandiosa contribuição para o desenvolvimento de nossa cultura e, de forma especial, do nosso festival folclórico.
Amazonino foi o homem que viu no Festival de Parintins a oportunidade de levar o estado para o mundo. Construiu o bumbódromo e apoiou a transmissão da festa. Parintins, o Festival e o Boi Caprichoso devem muito a este homem que acreditou em nossa cultura, que investiu na educação e que hoje deixa um legado de trabalho, investimento no interior e de amor ao nosso Festival.
O boi Caprichoso é eternamente grato por tudo! Descanse em Paz, Negão!
Prefeitura de Parintins emite nota de pesar
A Prefeitura de Parintins divulgou nas suas redes sociais que irá decretar luto oficial de três dias ao município.
O prefeito da cidade, Frank Bi Garcia, relembrou as importantes obras realizadas em Paritins na gestão de Amazonino Mendes como governador, destacando a construção do bumbódromo, que serviu como marco divisor para o festival folclórico dos bumbás Garantido e Caprichoso.
Nota de pesar
Parintins se entristece com a notícia do falecimento do ex-governador Amazonino Armando Mendes, 83 anos, ocorrido na manhã de hoje, em São Paulo.
Prefeito de Manaus, governador do Estado e senador da República, Amazonino Mendes fez história na política amazonense e na gestão pública. Em nosso município realizou importantes obras estruturais que resultaram em melhorias na qualidade de vida das pessoas.
O nosso festival folclórico tem dois momentos. Um antes e um depois de Amazonino. Com a construção do Bumbódromo e o patrocínio da Coca-Cola, marcas indeléveis do seu compromisso com a nossa cultura, a brincadeira de Lindolfo Monteverde e Roque Cid cresceu e encantou os olhos do mundo.
Em nome dos parintinenses, transmito os nossos sentimentos aos familiares, parentes e amigos, pedindo a Deus que conforte o coração de todos e que o Negão siga o seu caminho de Luz.
Está decretado três dias de luto oficial no município!Frank Bi GarciaPrefeito de Parintins
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário