Amazonas
Boeing inaugura sala de videoconferência na Ufam para impulsionar a internacionalização
O local abre opções para que os cursos de Graduação e Pós-Graduação possam oferecer conteúdos diferenciados e novidades científicas de ponta, tudo isso por meio de disciplinas ministradas por universidades parceiras do exterior.
Foi inaugurada na Faculdade de Tecnologia (FT), a sala de videoconferência e Internationalisation at Home em parceira com a Boeing. O espaço faz parte das atividades de internacionalização promovidas pela Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Universidade Federal do Amazonas (ARII/Ufam).
O local abre opções para que os cursos de Graduação e Pós-Graduação possam oferecer conteúdos diferenciados e novidades científicas de ponta, tudo isso por meio de disciplinas ministradas por universidades parceiras do exterior. Os sistemas de videoconferência tornam as interações mais ágeis, diminuem os gastos e permitem que as decisões sejam tomadas mais rapidamente. A ARII e a FT coordenarão a utilização do ambiente.
Parceria com a Boeing
O vice-reitor Jacob Cohen explicou que os equipamentos de videoconferência doados pela Boeing abrem possibilidades para uma relação com outras universidades e também com a empresa. “Essa é uma parceria inicial entre a produção tecnológica da Ufam e a Boeing. Recebemos a doação como parte da relação estratégica entre Universidade e empresa”, elucidou o vice-reitor.
Para o representante da Boeing e pesquisador sênior em Eficiência Operacional no Espaço Aéreo, ítalo Romani de Oliveira, essa é uma oportunidade de a empresa olhar para o potencial da região. “A Boeing trabalha com vistas a ampliar a sua presença no mundo. A gente enxerga o potencial do conhecimento local e considera as habilidades regionais para o desenvolvimento de projetos em parceria com a Ufam. Esse é o início de uma relação em que as distâncias, certamente, serão diminuídas”, disse.
Inauguração
A assessora de Relações Internacionais e Interinstitucionais, professora Leda Duwe Leão Brasil, disse que o programa oferece a oportunidade de intercâmbio internacional sem que as pessoas tenham necessidade de sair de dentro de suas universidades de origem, trazendo aulas em tempo real para dentro da Ufam. “Os equipamentos ajudaram nesse processo”, afirmou.
Segundo o diretor da Faculdade de Tecnologia, professor João Caldas do Lago Neto, o espaço é resultado do esforço de várias gestões. “O mérito da gestão atual é continuar projetos que já estavam em fase de implementação, o que leva a Universidade a um patamar mais à frente. Nossos alunos terão fácil acesso a cursos atualizados e poderão participar de conferências com a Boeing e outras empresas. São soluções inteligentes para diminuir distâncias e facilitar as trocas entre academia e mercado”, finalizou.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário