Amazonas
Assembleia do AM dá prosseguimento ao processo de impeachment do governador e do vice-governador
A comissão terá a seguinte proporcionalidade: Bloco PRTB, PSL, PATRIOTA, PSDB E REPUBLICANOS (5), Bloco MDB, PTB, PSC E DEM (3 , Bloco PROGRESSISTAS (2), Bloco PSB, PT e PDT (2), Bloco PV e PSD (2) e Bloco PL (1).
O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE), Josué Neto (PRTB) encaminhou, com base em parecer da Procuradoria da Casa, o processo de impeachment do governador do Estado, Wilson Lima (PSC) e do vice-governador Carlos Almeida Filho.
Ele disse que, na última quinta-feira solicitou à Procuradoria da Casa que encaminhasse para a presidência qual a forma de dar início ou não – viabilidade jurídica ou não – para início do processo por crime de responsabilidade encaminhados a esta casa.
Josué acolheu o parecer da Procuradoria que opinou no sentido “de não haver vedação para o prosseguimento dos processos por crime de responsabilidade em face do governador e do vice, conforme decisão do Tribunal de Justiça do Amazonas, na Ação Direta de Inconstitucionalidade 400272508.2020/0804.0000, desde que observada a L ei Federal 1.079/1950”.
O próximo passo do processo, segundo Josué, será a eleição da comissão especial pelos líderes dos partidos e blocos partidários na ALE, que devem indicar os respectivos membros para comporem a chapa a ser votada em plenário, o mais breve possível, no limite de 24 horas.
A comissão especial terá a seguinte proporcionalidade:
Bloco PRTB, PSL, PATRIOTA, PSDB E REPUBLICANOS ( 6 deputados) – 5 deputados na comissão.
Bloco MDB, PTB, PSC E DEM (4 deputados) 3 deputados na comissão
Bloco PROGRESSISTAS (3 deputados) – 2 deputados na comissão
Bloco PSB, PT e PDT (3 deputados) – 2 deputados na comissão
Bloco PV e PSD (3 deputados) – 2 deputados na comissão
Bloco PL (2 deputados) – 1 deputado na comissão
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário