Conecte-se conosco

Amazonas

Arquidiocese de Manaus suspende missas, procissões e celebração pública da Páscoa

Os padres deverão celebrar a eucaristia de forma reservada, sem público, mas com transmissão pelas redes sociais.

O arcebispo de Manaus, dom Leonardo Steiner, divulgou nota, nesta quinta-feira, 19, informando a suspensão de missas e procissões da Páscoa, para prevenir o contágio pelo coronavírus entre os fiéis católicos. As medidas valem por 30 dias. “Não teremos a celebração pública dos sacramentos”, anunciou o arcebispo.

Segundo o comunicado, os padres deverão celebrar a eucaristia de forma reservada, sem público, mas com transmissão pelas redes sociais. A intenção é manter o contato da Igreja com os fieis e reforçar a fé em Deus pelas orações.

Também foram suspensas as atividades de catequese em todas as suas etapas, as reuniões e encontros de formação e atividades pastorais. “Onde for possível, os presbíteros celebrem a Santa Missa de modo reservado proporcionando que sejam transmitidas aos fiéis por meio das redes sociais, rádios comunitárias ou outros meios disponíveis”, disse o arcebispo.

Para evitar a aglomeração dos católicos, a Arquidiocese também decidiu que os presbíteros não estarão reunidos na Missa dos Santos Óleos na Igreja Catedral, e que deverá ser veiculada em meios eletrônicos para que os padres da Arquidiocese, de seus lugares de oração, acompanhem e renovem suas promessas sacerdotais.

A nota de Leonardo Steiner diz que a Igreja não pode furtar-se do zelo com a vida das pessoas, especialmente para com os mais vulneráveis. “A Arquidiocese de Manaus, ciente do seu papel junto aos fiéis e à toda sociedade quer somar forças com as autoridades locais propondo uma série de iniciativas que contribuam para o bem do povo e ao mesmo tempo zelem pela fé das comunidades eclesiais. A Igreja, Mãe e Mestra faz questão de ficar perto de seus filhos e filhas neste momento de sofrimento”, disse.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito + cinco =