Conecte-se conosco

Amazonas

Apuí, no Amazonas, ficou em 3º entre os municípios com mais alerta de desmatamento em fevereiro, diz Inpe

O Amazonas ficou na segunda colocação entre os estados.

Apuí, sul do Amazonas. (Foto:Divulgação)

O município de Apuí, no Amazonas, foi o terceiro do País no ranking do desmatamento em fevereiro, ao registrar 14,71 quilômetros quadrados (km2) de degradação ambiental, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O ranking é encabeçado por Feliz Natal (MT), com 28,06 km2 de desmate, seguido por Porto dos Gaúchos (MT), com 18,6 km2. O Amazonas ficou na segunda colocação entre os estados.

O Mato Grosso foi de longe o estado que mais desmatou a Amazônia em fevereiro, com 162 km2 de alertas emitidos, segundo o Inpe. Entre as dez cidades com mais devastação, sete são mato-grossenses. Do Mato Grosso, também constam Juara (4º), Querência (5º), Paranaíta (7º), Santa Carmem (9º) e Tabaporã (10º). As outras são Rorainópolis, de Roraima, e Canutama, do Amazonas — elas ocupam o sexto e oitavo lugares respectivamente.

A novidade é a ausência do Pará, que desde 2020 tinha representantes no topo da lista em fevereiro. No entanto, o estado ainda empata com o Amazonas na segunda colocação dos que mais tiveram alertas de desmatamento gerados pelo sistema do Inpe.

O número de alertas de desmatamento na Amazônia bateu recorde este mês, após baixa expressiva em janeiro. A alta foi de 62% ante o mesmo período do ano passado. A discrepância, contudo, pode ter a ver com a cobertura de nuvens.

Apuí, no sul do Amazonas, foi o campeão de desmatamento na Amazônia em 2022, com 586 km² de floresta devastada, segundo os dados do monitoramento por satélites do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). A devastação no Amazonas cresceu 24% em comparação com o ano anterior, quando foram derrubados 2.071 km².


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito + catorze =