Conecte-se conosco

Amazonas

Após semana de inundações, Rio Branco e Manaus têm alertas para novas enxurradas

Inmet e Climatempo afirmam que capitais podem voltar a sofrer com chuvas fortes; até agora, mais de duas mil famílias ficaram desabrigadas nos dois estados.

Estados do Norte, que já tiveram mais de duas mil famílias desabrigadas ou desalojadas na última semana, foram alertados para a possibilidade de novas enxurradas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) voltou a emitir um alerta laranja de chuvas intensas para todo o Acre. Já o Climatempo chamou atenção para a possibilidade de tempestades também em Roraima, no Amapá e no Amazonas — neste caso, concentrada na capital Manaus.

Em Rio Branco, capital do Acre, 32 mil pessoas já foram atingidas pelas chuvas, que alcançaram novo patamar de inundação da cidade. Moradores relatam que, dessa vez, igarapés que nunca tinham transbordado extravasaram rapidamente e alagaram bairros que normalmente não passam por esse tipo de problema.

Um desses igarapés é o Júlia, no bairro Recanto dos Buritis. Dessa vez a água subiu rapidamente, e o morador Luciano Cunha da Silva, de 37 anos, precisou enfrentar a correnteza com a ajuda de uma corrente humana para salvar os dois filhos, Ângelo e Lorenzo, gêmeos de apenas dois meses, no colo.

— Estou tentando limpar e organizar o que restou da casa. Só que pouca coisa vai dar para aproveitar. O que a água não levou, estragou. Mas o mais importante é a saúde dos bebês. Hoje estou mais tranquilo — conta Luciano.

Além disso, o nível do Rio Acre, o maior da cidade e que costuma causar enchentes, preocupa, especialmente com os avisos de novas tempestades. A previsão é de chuva de hora ou 50 e 100 milímetros (mm) por dia, com ventos intensos. Além da capital, outros três municípios estão em situação de emergência: Assis Brasil, Brasiléia e Epitaciolândia.

O boletim divulgado neste domingo, 26/3, pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) classificou como alta a possibilidade de ocorrência de eventos de inundação no Acre, com atenção para a capital Rio Branco, além de Brasiléia e Assis Brasil.

Além do Acre e do Amazonas, quatro estados do Norte e do Nordeste também sofrem o impacto das fortes chuvas que caíram nos últimos dias. Pará, Rondônia, Tocantins e Maranhão têm áreas em estado de emergência e famílias desalojadas ou desabrigadas.

De acordo com o Climatempo, esta semana continua com tempo instável na região de Manaus, que possui alerta para chuva intensa e persistente, com acumulados elevados, potencial para alagamentos e deslizamentos de terra.

Nuvens carregadas que voltam a aumentar sobre Roraima e o Amapá, entre este começo de semana e pelo menos até a sexta-feira, também têm potencial para danos. Além disso, Tocantins e Pará, continuam em alerta nestes próximos dias.

As informações são do jornal O Globo.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − sete =