Amazonas
Aneel aprovou reajuste nas tarifas da Amazonas Energia
O reajuste aprovado só poderá ser aplicado após comprovação de adimplência da distribuidora.
A Agência nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o Reajuste Tarifário Anual de 2022 da Amazonas Distribuidora Energia S.A – empresa do serviço de distribuição de energia elétrica que atende cerca de 982 mil unidades consumidoras no estado do Amazonas. A decisão foi tomada na última terça-feira (1º/11).
Áreas técnicas da Aneel constataram que a Amazonas Energia S.A. encontra-se inadimplente com suas obrigações setoriais. Dessa forma, as tarifas homologadas para a empresa, com vigência a partir de 1° de novembro de 2022, somente poderão ser praticadas quando comprovado o cumprimento da distribuidora em relação às obrigações previstas.
Confira, na tabela, os novos índices:
Dentre os fatores que mais contribuíram para o reajuste, destacam-se as despesas relacionadas à compra, distribuição e transporte de energia, além de encargos setoriais.
A revisão foi solicitada pela empresa em função de alteração da legislação tributária no Estado do Amazonas promovida pela Lei Complementar nº 217/2021. A Amazonas Energia pediu aumento médio de 10,11% para todos os consumidores, com impacto médio de 10,80% na alta tensão e de 8,70% na baixa tensão.
O último reajuste no preço da energia no Amazonas foi em novembro de 2021. A conta de energia para os clientes residenciais da Amazonas Energia ficou 15,67% mais cara a partir daquele mês.
Conta de energia no Amazonas fica mais cara neste mês, com aumento de 15,67% e taxa extra
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário