Conecte-se conosco

Amazonas

Amazonas teve o 2º maior índice de crescimento no número de motociclistas do País nos últimos 10 anos, diz Abraciclo

A categoria preferida pelas mulheres é a Motoneta (58%). Já os homens preferem a Scooter (69%)

O número de motocicletas habilitados no Amazonas pulou de 170.880 para 325.685 entre 2013 e 2022, um aumento de 90,6%, de acordo dados divulgados pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), nesta terça-feira (25). Foi o segundo maior crescimento do País, no período.

O número de brasileiros que utilizam a motocicleta como meio de transporte, lazer ou instrumento de trabalho cresce cada vez mais no Brasil, diz a Abraciclo. Hoje 36,9 milhões de pessoas possuem CNH (Carteira Nacional Habilitação) na categoria A, o que representa um aumento de 47,9% em dez anos. Em 2013, havia 24,9 milhões de motociclistas no Brasil.

De acordo com o levantamento, dos 10 estados que registraram a maior alta no número de habilitações, nove estão entre as regiões Norte e Nordeste.

Para dar visibilidade ao Dia do Motociclista, comemorado nesta quinta-feira (27 de julho), a Abraciclo reforça sua missão em promover a conscientização de todos para a redução de sinistros e, com isso, promover a paz no trânsito. Nesse sentido, os representantes da associação reforçam a importância da boa formação dos condutores, sejam motociclistas ou motoristas, junto aos órgãos de trânsito em todas as esferas (federal, estadual e municipal). A segurança viária é um dos pilares que direcionam as ações da Abraciclo.

Aliado a isso, as fabricantes sempre investem no aperfeiçoamento de seus produtos, com o desenvolvimento de tecnologias voltadas para segurança; e na capacitação do motociclista, por meio da realização de cursos, palestras e atividades ligadas ao tema segurança.

Segundo dados da Abraciclo, o número de mulheres motociclistas aumentou 78% nos últimos dez anos. Em 2013, 5 milhões de pessoas do gênero feminino tinham CNH na categoria A. Em 2022, atingiram a marca de 8,9 milhões. Entre os homens, nesse mesmo período, o aumento foi de 40,7%, passando de 19,9 milhões para 28 milhões de habilitados.

Com frota estimada em mais de 32,3 milhões, a proporção hoje é de uma pessoa habilitada a pilotar motocicletas a cada seis habitantes. Em 2013, a relação era de um motociclista a cada nove habitantes.

A categoria preferida pelas mulheres é a Motoneta (58%). Já os homens preferem a Scooter (69%).


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete − três =