Amazonas
Amazonas tem nota média em transparência de dados sobre coronvírus , diz organização
O Estado, ao lado de Roraima e Paraíba, está em 10 lugar no ranking.
O Amazonas tem nota 40, numa escala de zero a 100, no Índice de Transparência da Covid-19, uma iniciativa da Open Knowledge Brasil (OKBR) para avaliar a qualidade dos dados e informações relativos à pandemia do novo coronavírus que têm sido publicados pela União e pelos estados brasileiros em seus portais oficiais. O Estado, ao lado de Roraima e Paraíba, está em 10 lugar no ranking.
A última edição da avaliação da Open Knowledge Brasil mostra que, nos últimos sete dias, 15 estados e o governo federal passaram a publicar mais dados. Mas diz que, apesar do incremento, 78% ainda não publicam informações suficientes para monitorar a Covid-19. O Amazonas criou painel de visualização e passou a publicar releases mais detalhados.
Para a composição do índice, foram definidos um conjunto de dados essenciais (conteúdo) e parâmetros para que sejam publicados (granularidade e formato). Na medida em que a transparência das informações de cada ente corresponde a estes critérios, mais ela contribuirá para agilizar o trabalho interno aos órgãos públicos e facilitar o envolvimento de outros setores da sociedade para construir soluções em conjunto com o poder público.
A OKBR, também conhecida como Rede pelo Conhecimento Livre, é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e apartidária que atua no país desde 2013. Desenvolvemos e incentivamos o uso de tecnologias cívicas e de dados abertos, realizamos análises de políticas públicas e promovemos o conhecimento livre para tornar a relação entre governo e sociedade mais transparente e participativa. Saiba mais no site: http://br.okfn.org.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário