Conecte-se conosco

Amazonas

Amazonas tem mais de 47 mil na fila de cadastro do Bolsa Família, avalia Consórcio Nordeste

O critério usado para classificar a demanda reprimida foi o de famílias que possuem perfil para o programa, mas aguardam a concessão pelo governo federal.

Enquanto espera que o Congresso faça uma reforma em busca de recursos para criar o novo programa de benefícios sociais —chamado de Auxílio Brasil—, o governo federal tem 2,2 milhões de famílias elegíveis, mas em fila de espera no programa Bolsa Família. No Amazonas, são 47.843, segundo dados são referentes ao mês de junho e foram levantados pela câmara temática da assistência social do Consórcio Nordeste (grupo que reúne os nove estados da região), publicados pelo UOL. O número de famílias cresceu quase 20% em apenas quatro meses, já que era 1,8 milhão em fevereiro.

O critério usado para classificar a demanda reprimida foi o de famílias que possuem perfil para o programa, mas aguardam a concessão pelo governo federal. É no Nordeste que está a maior parte dessa fila, com 844.372 famílias, que se cadastraram e têm o requisito para receber o Bolsa Família, pessoas necessitadas e que nem sequer estão tendo [suas situações] analisadas em todas regiões do Brasil.

Entre janeiro de 2019 e junho de 2021, milhões de famílias caíram para a extrema pobreza, segundo dados do Cadastro Único, do governo federal. É ele quem dá referência para a inclusão de famílias nos programas sociais.

Apesar da maior busca de famílias por auxílio do governo, o governo mantém congelado o número de famílias beneficiárias do Bolsa Família enquanto espera vaga orçamentária para implantar o Auxílio Brasil.

Em setembro, 14,6 milhões de pessoas receberam o Bolsa Família, número praticamente congelado desde março. Entre elas, há aqueles que hoje recebem o auxílio emergencial, em valores entre R$ 150 e R$ 375. Ao todo, o auxílio está sendo pago a 39 milhões de pessoas, beneficiárias ou não do Bolsa Família.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + 19 =