Amazonas
Amazonas tem mais de 2,8 mil famílias em situação de rua, com aumento de 40% em um ano
Em um intervalo de apenas 5 anos, a quantidade de famílias em situação de rua no Amazonas mais do que triplicou, pois em março de 2020 eram 779

Foto: Pastoral da População em Situação de Rua da Arquidiocese de Manaus
O número de famílias em situação de rua no Amazonas aumentou 40% em um ano, de acordo com o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do governo federal.
Conforme os registros, o Estado tinha 2.020 famílias nessa condição, em março do ano passado. Um ano depois, em março de 2025, a quantidade aumentou para 2.826 famílias, das quais 2.524 vivem nas ruas da capital, Manaus.
A agente de pastoral da Pastoral do Povo em Situação de Rua da Arquidiocese de Manaus, Cássia Rozária da Silva, afirma que, a esse quantitativo de famílias, deve se somar aquelas que estão em vulnerabilidade extrema, a ponto de não conseguirem mais pagar um aluguel.
Em um intervalo de apenas 5 anos, a quantidade de famílias em situação de rua no Amazonas mais do que triplicou, pois em março de 2020 eram 779.
Cássia Rozária afirma que estados e municípios devem atuar, de fato, para interceder junto a essas famílias em extrema vulnerabilidade, com os serviços e políticas que elas necessitam.
A Pastoral da População em Situação de Rua, assim como outras organizações sociais, atua de forma fragmentada, para atenuar as necessidades desses cidadãos. Cássia Rozária afirma que, quando as políticas públicas não evitam o aumento na quantidade famílias em condição de rua, isso é uma falha de todos.
Com informações de Bruno Elander/ Radio Rio Mar
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário