Conecte-se conosco

Amazonas

Amazonas tem 54 casos de Covid-19 e vai monitorar passageiros que desembarcarem no aeroporto

Em coletiva virtual, governo do Amazonas disse, ainda, que vai conceder poder de polícia a agentes da FVS e que corpo de primeira vítima da doença no Estado será mantido em câmara para cremação

Com 54 casos confirmados do novo coronavírus e uma morte, o Amazonas vai iniciar o monitoramento, via aplicativo de celular, de todas as pessoas que desembarcarem no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, A informação foi dada pelo governador Wilson Lima, hoje (25), em coletiva virtual onde disse que não vai voltar atrás nas medidas adotadas no combate ao novo coronavírus.

“Hoje, até o fim do dia, vou baixar um decreto colocando todo mundo que descer no aeroporto Eduardo Gomes em quarentena. Até amanhã teremos pronto o aplicativo que vai fazer o monitoramento. No momento em que essa pessoa baixar o aplicativo, ela será localizada onde quer que ela esteja, uma espécie de localizador”, explicou Lima.

A diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Rosemary Pinto, afirmou que esse monitoramento via app será realizado durante 14 dias e, pela própria ferramenta, a pessoa poderá indicar o surgimento de sintomas, sendo atendida por uma equipe médica, quando houver necessidade.

O governador disse, ainda, que terá outro decreto, concedendo poder de polícia aos agentes da FVS que atuam nas ruas no combate direto à disseminação do novo coronavírus e que o governo considera o adiamento do Festival Folclórico de Parintins, tradicionalmente realizado no último fim de semana de junho, por causa da pandemia.

Cremação

O governo do Amazonas ressaltou a orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de cremar os corpos das pessoas que morrerem em decorrência da Covid-19 e, na impossibilidade dessa prática, que o corpo seja isolado e enterrado.

Segundo Wilson Lima, a pedido de familiares, o corpo do parintinense Geraldo Sávio (a primeira vítima da doença no Amazonas) será mantido em uma câmara no Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz até que entre em atividade o primeiro crematório no Estado, o que, ele previu, deve acontecer em dez dias.

Geraldo Sávio foi submetido a apenas uma dose de cloroquina, quando seu quadro já se apresentava agravado, e, por esse motivo, segundo a FVS, não é possível tirar uma conclusão inicial sobre a eficácia da substância contra o vírus.

Isolamento domiciliar

A diretora-presidente da FVS repetiu que o Amazonas tem, ainda, transmissão local, e reforçou a necessidade de a população se manter em casa para impedir que se acentue a curva de contágio. O governador também se posicionou contrariamente ao pronunciamento de ontem do presidente Jair Bolsonaro. “Todas as decisões que tomei foram baseadas em protocolos, estabelecidos, inclusive, pelo próprio Ministério da Saúde, e vou continuar com essas decisões”.

Números

A FVS afirmou que foram realizados, até o momento, 174 testes para detecção do novo coronavírus, dos quais 54 foram confirmados e 21 seguem em investigação. Dos casos confirmados, 49 se encontram em isolamento domiciliar. A capacidade de testagem, segundo o governo, deve ser ampliada com a chegada, nos próximos dias, de 30 mil kits comprados de empresa de Brasília.
O governador afirmou que deu negativo para Covid-19 o exame do secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, que permanece em distanciamento por conta de um resfriado.

Arena Amadeu Teixeira

A Arena Amadeu Teixeira será ponto de referência para atendimento de moradores de ruas. Lá, essa população vulnerável será avaliada por profissionais de saúde e classificada como grupo de risco ou não. Depois dessa triagem, a pessoa vai tomar banho, receber roupas novas e poder se alimentar. O espaço está recebendo doações – em drive-thru montado para essa finalidade -de roupas e kits de higiene.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + quatro =