Conecte-se conosco

Amazonas

Amazonas tem 151 casos confirmados de coronavírus e 11 pacientes em UTI

Ha quatro pessoas internadas em UTI no Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, recebendo tratamento com cloroquina

O Amazonas tem 151 casos confirmados de novo coronavírus e 11 pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo 4 no Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, recebendo tratamento com cloroquina. As informações são da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e Fundação de Vigilância em Saúde (FVS).

O balanço não inclui os casos de militares infectados após treinamento de selva, que foram divulgados pelo Comando Militar da Amazônia (CMA), na manhã de hoje (30). De acordo com a FVS, essas notificações ainda não foram repassadas oficialmente ao órgão.

Na coletiva de imprensa virtual, a diretora-presidente da FVS, Rosemary Pinto, informou que, nas últimas 24 horas, o Estado registrou 11 novos casos de Covid-19, sendo 9 em Manaus, um em Novo Airão e mais um em Parintins, que passa, agora, a totalizar três confirmações. Há 110 suspeitas da doença em investigação, aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Hospital de referência para os casos confirmados de novo coronavírus no Amazonas, o Delphina Aziz tem hoje, 50 leitos de Unidade de Terapia Intensiva, segundo o secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, que admitiu uma alta taxa de ocupação. “Estamos recebendo mais 10 leitos de UTI do Ministério da Saúde e, já pensando em uma fase dois, de ampliação, estamos identificando unidades da rede com respiradores mecânicos para transferir para o Delphina, onde há, ainda, 84 leitos clínicos”.

Ainda de acordo com Tobias, a expectativa é chegar a 350 leitos de UTI em uma fase mais ampliada da epidemia, quando, se houver necessidade, áreas ao redor do Delphina Aziz vão ser transformadas em hospitais de campanha, com oferta de leitos clínicos.

A Susam também informou a contratação de 600 profissionais da área de saúde, a partir de hoje, para reforçar o atendimento no Hospital Delphina Aziz. A forma de contratação não foi detalhada pelo secretário, mas Tobias estima que o processo de admissão dos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e psicólogos, entre outros, deve ir até 7 de abril.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − 5 =