Conecte-se conosco

Amazonas

Amazonas está incluído em área de “perigo” com ocorrência de chuvas intensas, prevê Inmet

A previsão é de que a precipitação alcance 20 a 60 milímetros em Manaus. Há ainda um risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

amazonas-esta-incluido-em-area

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) incluiu o estado do Amazonas entre os locais sob alerta de chuvas intensas para esta segunda-feira, 15/1. De acordo com o mapa, Manaus está na área laranja que abrange locais onde as chuvas podem chegar a 100 mm/dia e os ventos podem alcançar a velocidade de 100 km/h.

Manaus deve continuar a enfrentar chuva intensa durante a manhã de segunda-feira (15). Durante a madrugada, a capital já havia enfrentado uma chuva forte. Só bairro Santa Luzia, na Zona Sul, choveu 40mm nas últimas horas.
A previsão agora é de que o volume de chuva fique entre 20 a 60 milímetros na cidade. Há ainda um risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além de Manaus, o alerta também se estende a municípios da faixa central do Amazonas, indo de Santa Isabel do Rio Negro, no Alto Rio Negro, até Parintins, no Baixo Amazonas.

O Inmet alertou ainda que, em caso de de rajadas de vento as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Também é necessário evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada, e acionar a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros em caso de problemas com a tempestade.

Brasil

Sergipe é o único estado brasileiro sem alerta de perigo para chuvas intensas nesta segunda-feira. Todas as demais 25 unidades da federação e o Distrito Federal foram alertados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Fortes temporais causaram estragos no fim de semana, sobretudo, no Rio de Janeiro, onde pelo menos 11 pessoas morreram e uma mulher está desaparecida.

Todo o território do Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Tocantins Maranhão, Piauí, Rio de Janeiro, Goiás e do Distrito Federal estão sob alerta de chuvas intensas. Boa parte de Amazonas, Pará, Amapá, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco e Paraíba também está na mesma condição.

Roraima, Rio Grande do Norte, Alagoas, Bahia, Espírito Santo e São Paulo tem pequenas partes do território em alerta de chuvas intensas.

De acordo com o Inmet, nas localidades em alerta amarelo (perigo potencial) há possibilidade de chuvas de até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Já o alerta laranja está presente em sete estados e no Distrito Federal. Nesses locais as chuvas podem chegar a 100 mm/dia e os ventos pode alcançar a velocidade de 100 km/h. Há ainda o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − oito =