Conecte-se conosco

Amazonas

AM tem 376 profissionais de saúde afastados por Covid-19; 983 com atestados médicos

As informações são do jornal O Globo. Amazonas é o segundo estado com maior taxa de incidência de Covid-19.

Com limitação de leitos e problemas no sistema de saúde, o Amazonas já tem 376 profissionais de saúde afastados por coronavírus. Um levantamento feito pela Fundação de Vigilância em Saúde apontou que 56 médicos, 69 enfermeiros e 154 técnicos de enfermagem testaram positivo para a doença. As informações são do jornal O Globo. Amazonas é o segundo estado com maior taxa de incidência de Covid-19.

No total, há 983 profissionais afastados por atestado médico. A secretaria de Saúde do Estado afirma, no entanto, que a maioria “se afastou após o registro dos primeiros casos do novo coronavírus no estado e nem todos por suspeita ou confirmação da doença.”

A secretaria de saúde local afirma que o afastamento dos profissionais juntamente com a limitação no número de leitos tem afetado o combate à doença no estado. A pasta afirma que há registro de profissionais terceirizados que faltam aos plantões sem reposição pelas empresas contratadas.

Diante da falta de profissionais de saúde, a secretaria afirma que o governo está convocando 517 aprovadas em concursos antigos, além de abrir novo processos seletivo para contratação de 704 técnicos de enfermagem. Segundo a pasta, o governo federal enviou 16 voluntários do programa Brasil Conta Comigo para reforçar o quadro de profissionais do estado.

“O desafio também é a falta de profissionais especialistas no Amazonas, na quantidade exigida em razão da sobrecarga de demanda”, diz nota da secretaria.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + 16 =