Conecte-se conosco

Amazonas

Agora é lei: catedral Nossa Senhora da Conceição vira patrimônio cultural de Manaus

A Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, também conhecida como Igreja Matriz, foi erguida em 1695 pelos missionários Carmelitas.

O Diário Oficial do Município (DOM) publicou, na sua edição da última quarta-feira (28/04) a Lei 2.741, decretada pela Câmara Municipal de Manaus e sancionada pelo prefeito David Almeida, que declara a Catedral Metropolitana de Manaus como Patrimônio Cultural de Natureza Material de Manaus,

“Fica a Catedral Metropolitana de Manaus declarada Patrimônio Cultural de Natureza Material do município de Manaus. Parágrafo único. O reconhecimento estabelecido nesta Lei terá proteção do Município, que incentivará sua perpetuação e preservação cultural como legado para as futuras gerações”, diz o Artigo 1 da Lei, que entrou em vigor na data de sua publicação.

A Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, também conhecida como Igreja Matriz, foi erguida em 1695 pelos missionários Carmelitas, na gestão do presidente da Província Manoel da Gama Lobo D’Almada, que fez ampliar as suas instalações. A nova obra, entretanto, foi destruída por um violento incêndio em 1850.

A atual edificação é em estilo grego, com grande parte do material importado da Europa, principalmente de Portugal; é o caso dos seis sinos de fundição Portuguesa da capela-mor do batistério e dos três altares, tudo em pedra de lioz vinda de Lisboa. As telhas vieram de Nova Rainha, hoje a cidade de Parintins.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × quatro =