Amazonas
Acordo marca mudança em modelo de parceria para TV e Rádio Senado em Manaus
Em Manaus, as emissoras do Senado e da TV Assembleia já estão no ar desde dezembro de 2012.
Um acordo de cooperação técnico foi firmado nesta quarta-feira (16) entre o Senado Federal, a Assembleia Legislativa do Amazonas e a Câmara Municipal de Manaus para dar continuidade e dinamismo às transmissões da Rádio e da TV Senado na capital amazonense.
De acordo com o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), é a primeira vez que a rede de Rádio e TV Digital do Senado estabelecem parceria na área com a participação dos três entes legislativos, o que marcará uma mudança no modelo de associações locais.
“Esse ato, aparentemente simbólico, é fundamental para proporcionar um canal de comunicação direto e integrado, levando a informação dos poderes legislativos locais, Câmara Municipal e Assembleia Legislativa, e nacionais, Câmara dos Deputados e Senado Federal, à população brasileira”, disse Alcolumbre.
Ao lado dos senadores do Amazonas, Omar Aziz (PSD), Eduardo Braga (MDB) e Plínio Valério (PSDB), Davi afirmou que o trabalho construído pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) do Senado viabilizará a adoção do modelo de transmissão em outras cidades. Em Manaus, as emissoras do Senado e da TV Assembleia já estão no ar desde dezembro de 2012. Até o momento, 53 municípios recebem o sinal aberto da TV Senado, replicado em outros 230 municípios.
Para Eduardo Braga, a iniciativa vai permitir que os parlamentares ampliem ainda mais o contato dos representantes com a população. O avanço na transparência da atividade parlamentar por meio da parceria também foi registrado por Omar Aziz. O compromisso em transmitir informação oficial e de qualidade como ferramenta de combate às chamadas fakenews foi destacado por Plínio Valério.
Acordo
A parceria entre as três Casas legislativas prevê, entre outros pontos, que o Senado continuará cedendo à Assembleia um dos subcanais de TV digital em Manaus, dos quatro a que tem direito. Por sua vez, a Câmara Municipal terá direito a um desses subcanais e dividirá os gastos de custeio da estação radiodifusora, que antes eram bancados exclusivamente pela Assembleia. Dentre as despesas do parque de transmissão a serem rateadas pelo Legislativo local estão aluguel, energia elétrica, refrigeração, segurança e manutenção dos equipamentos.
Ainda segundo o acordo, a Assembleia dispõe de até duas horas na grade de programação da Rádio Senado (106,9 MHz), para a inserção de conteúdo institucional destinado a divulgar os trabalhos do Legislativo estadual. Foi a Assembleia, inclusive, que adquiriu os equipamentos de transmissão de rádio.
Fonte: Agência Senado
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário