Conecte-se conosco

Brasil

Cúpula da Amazônia em Belém tem 8 presidentes e representantes de países confirmados, informa Itamaraty

Presidentes de países que abrigam a floresta tropical se reúnem para cúpula em Belém a partir desta segunda-feira (7/8).

O presidente do Braisl, Luiz Inácio Lula da Silva (PT, vai receber em Belém, no Pará, líderes de todos os oito países que abrigam a floresta amazônica para a Cúpula da Amazônia, que ocorre entre esta terça-feira (8/8) e quarta-feira (9).

Segundo o Itamaraty, a maioria das nações vai enviar seus chefes de Estado, mas Suriname (Chan Santokhi) e Equador (Guillermo Lasso), por questões de política interna, deverão ser representados por ministros.

Os países amazônicos com a presença dos chefes de Estado confirmadas no encontro são Brasil, Bolívia, Colômbia, Guiana, Peru e Venezuela.

Além deles, também marcarão presença os chefes de Estado dos países convidados: República Democrática do Congo, Congo e São Vicente e Granadinas. A Indonésia ainda confirmou se o presidente participará. Todas são nações que também abrigam grandes territórios de floresta.

O chefe de Estado francês, Emmanuel Macron, viria representando o território ultramarino da Guiana Francesa, mas declinou o convite no início deste mês. Ele afirmou, no entanto, que enviará representante. Assim como Alemanha e Noruega, principais doadoras do Fundo Amazônia.

O venezuelano Nicolás Maduro, por outro lado, desembarca em território brasileiro pela segunda vez em menos de dois meses, para participar do evento. Ele esteve em Brasília em 29 e 30 de junho, na ocasião da Cúpula de Presidentes da América do Sul. Foi a primeira visita dele ao Brasil em oito anos, desde a posse da presidente Dilma Rousseff (PT).

Na cúpula, os países deverão atualizar o Tratado de Cooperação Amazônica (TCA), que foi assinado em Brasília em 1978 e prevê ações conjuntas para equilibrar a proteção da floresta com o desenvolvimento econômico.

O novo documento deverá focar na parceria entre os países, mas deixando claro que cada nação tem soberania sobre seu território. Desse modo, no caso da cobrança por recursos estrangeiros, por exemplo, ficará definido que cada integrante do bloco tem autonomia para decidir como gerir essa verba.

Confira os chefes de Estado que confirmaram presença no evento:

Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil)
Luis Arce (Bolívia)
Gustavo Petro (Colômbia)
Irfaan Ali (Guiana)
Peru (Dina Boluarte)
Venezuela (Nicolás Maduro)


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 4 =