Brasil
FGV: economia brasileira teve crescimento de 1,2% no ano de 2019
Relatório aponta que resultado positivo foi influenciado pelo consumo das famílias, que aumentou 1,8%
Influenciada pelo consumo das famílias, a economia brasileira cresceu 1,2% no ano de 2019, segundo o Monitor do PIB, da Fundação Getulio Vargas (FGV). A informação é do Valor Investe.
O estudo aponta que a formação bruta de capital fixo cresceu 2,7% e o consumo dos brasileiros aumentou 1,8% no ano passado. “O resultado positivo da economia em dezembro, no quarto trimestre e no ano de 2019, foi influenciado pelo consumo das famílias. Destaca-se que tal desempenho está sendo impulsionado, principalmente pelo aumento do consumo de serviços”, destaca Claudio Considera, coordenador do indicador, em comentário no relatório.
Pela ótica da oferta, os grandes setores de atividade (agropecuária, indústria e serviços) cresceram, embora alguns de seus componentes, como as atividades extrativa, transformação e administração pública tenham apresentado retração no ano (-1,3%, -0,1% e -0,1% respectivamente).
Na análise trimestral, o PIB da FGV apresentou, na série com ajuste sazonal, crescimento de 0,7% no quarto trimestre, em comparação ao terceiro trimestre, mostrando aceleração da atividade econômica no final do ano. Em relação ao quarto trimestre de 2018, o crescimento apresentado foi de 1,9%.
O relatório da FGV mostra também que a exportação retraiu 2,2% em 2019 e que essa retração afetou quase todos os seus componentes. Apenas a exportação de produtos da extrativa mineral (1,6%), de consumo semiduráveis (2,4%) e de bens intermediários (2,1%) cresceram no ano. Os maiores recuos foram registrados na exportação de bens de capital (-21,0%) e de bens de consumo duráveis (-18,6%).
O recuo das exportações para a Argentina, devido a recessão no país vizinho é uma das principais justificativas para a retração deste componente. Por outro lado, ai importação apresentou crescimento de 1,4%.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário