Conecte-se conosco

Amazonas

Reajuste médio real de salários em 2023 no AM fica entre os menores do País, aponta Fipe

Salários foram impactados com altas de combustível, energia e alimentação. (Foto: Reprodução/Internet)

O reajuste médio real de salários no Amazonas, de janeiro a maio de 2023, foi de 0,07%, o mesmo índice da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Amapá e Maranhão e o mesmo da Região Norte, que foram os menores do País. O índice aponta o reajuste acima da inflação mensurada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) em 2023.

Os dados são do Salariômetro, uma iniciativa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas(Fipe) para disponibilizar informações e análises sobre o mercado de trabalho brasileiro. O reajuste real no Amazonas ficou bem abaixo da média nacional no período, de 0,53%.
De acordo com o Salariômetro, sete em cada dez salários (72,5%) no País tiveram reajuste acima da inflação mensurada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) em 2023. O relatório foi atualizado nesta sexta-feira (19).

Em abril, o reajuste mediano foi de 5%, para um INPC acumulado de 4,4%. Neste mês, a proporção de reajustes acima do INPC ficou em 63,5%. O piso mediano deste mês fiou em R$ 1.554.

Considerando abril, são sete meses consecutivos em que se tem reajustes medianos acima do INPC. Neste ano, até o momento, a proporção de salários com reajuste idêntico ao INPC foi de 19,7%. Já a de salários que tiveram correção abaixo do referido índice de inflação foi de 7,8%.

O boletim também faz projeções relativas a maio. A prévia aponta um reajuste mediano de 6,3% e piso mediano de R$ 1.531. Neste mês, as negociações com ganhos acima da inflação devem ficar em 98,2%.

O relatório é um instrumento para se entender o que resulta dos acordos firmados entre trabalhadores e patrões, em termos de reajuste salarial. Categorias como a de despachantes e funcionários de autoescolas, servidores públicos e empregados da agropecuária foram algumas das que saíram melhor das mesas de negociação ocorridas entre janeiro e maio deste ano.

A Fipe acompanha as negociações através dos acordos e convenções depositados na página do Mediador do Ministério do Trabalho. A fundação coleta os dados e informações disponibilizadas pelo governo, tabulando e organizando os valores observados para 40 resultados da negociações coletivas, desagregados em acordos e convenções e também por atividade e setores econômicos.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 5 =