Amazonas
Justiça Eleitoral rejeita denúncia contra Amazonino no caso dos implementos agrícolas
A decisão do Tribunal Regional Eleitoral inocenta o ex-governador Amazonino Mendes da acusação de uso da máquina pública com o programa ‘Terra Produtiva’, na eleição de 2018.
O Diário de Justiça Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE), desta terça-feira, publicou o Acórdão da decisão que rejeitou a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra o ex-governador do Estado Amazonino Mendes (sem partido) e o ex-secretário de produção rural, José Aparecido dos Santos, no caso da entrega, no período da eleição de 2018, de mais de 70 mil implementos agrícolas a agricultores pelo programa ‘Terra Produtiva’.
A ação, por conduta vedada a agentes públicos no período eleitoral e com pedido de multa, foi movida pela coligação ‘Amazonas com Segurança’, dos candidatos derrotados logo no primeiro turno da eleição ao governo do Estado, o senador Omar Aziz (PSD), o vice em sua chapa, Arthur Bisneto (PSDB), e pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).
Em julho de 2018, a gestão de Amazonino Mendes divulgou a realização de um evento para distribuição implementos rurais. Os implementos não chegaram a ser entregues por conta de uma decisão liminar da Justiça Eleitoral, atendendo a um pedido do MPE.
A decisão publicada nesta quarta-feira diz que, “para configuração da conduta vedada (…) exige-se a efetiva cessão ou o efetivo uso do bem público, não sendo suficiente a mera divulgação de futura implementação de programa social mediante promessa de distribuição de bens públicos”. Cabe recurso da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário