Amazonas
Câmara de Vereadores de Manaus institui medalha ‘Amazonino Mendes’ para homenagear visionários e criativos
A medalha homenageia o ex-governador do Amazonas e ex-prefeito de Manaus Amazonino Armando Mendes, que faleceu no dia 12 de fevereiro deste ano.
A Câmara de Vereadores de Manaus (CMM) aprovou, nesta segunda-feira (08/05), a instituição da ‘Medalha de ouro Amazonino Armando Mendes’, para distinguir pessoas visionárias e criativas que se destacaram por “realizações imortais” em Manaus.
A medalha homenageia o ex-governador do Amazonas e ex-prefeito de Manaus Amazonino Armando Mendes, que faleceu no dia 12 de fevereiro deste ano, deixando um legado de realizações pioneiras e vanguardistas em todo o Estado, entre elas a Universidade do Estado do Amazonas.
A gestão do ex-governador foi o responsável pela construção de três dos maiores hospitais na capital: o 28 de Agosto (inaugurado em 1986), o João Lúcio Machado (1998) e o Francisca Mendes (1999).
Amazonino Mendes foi o responsável pela construção do primeiro complexo viário de Manaus, no bairro de Flores, batizado em homenagem ao ex-governador Plínio Ramos Coelho. O complexo viário de Flores foi erguido entre 1993 e 1994 e inaugurado em 1995.Também construiu o Parque Temático Cidade da Criança, em 2011.
Amazonino criou a Vila Olímpica de Manaus, inaugurada em março de 1990.
Construiu o Bumbódromo em 1987, o Centro Cultural de Parintins, que é a arena de apresentação dos bumbás Caprichoso e Garantido.
Em 2001 instituiu a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que tem pólos instalados no interior do Estado.
O projeto da Medalha apresentado pelo vereador Gilmar Nascimento (sem partido) e subscrito por 22 parlamentares. Pessoas que já morreram poderão ser homenageadas com a honraria, que será entregue a familiares.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário