Amazonas
União Europeia quer contribuir com Fundo Amazônia, diz comissário
Para Virginijus Sinkevicius, chefe de Ambiente, Oceanos e Pesca da União Europeia, contribuição com fundo seria ‘chamado para toda a comunidade global’
Em rápida viagem ao Brasil para encontros com o alto escalão do governo brasileiro, Virginijus Sinkevicius, comissário de Ambiente, Oceanos e Pesca da União Europeia, reforçou o interesse do bloco em se juntar ao Fundo Amazônia, depois de acenos feitos recentemente pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Em entrevista a VEJA em um hotel no Rio de Janeiro, Sinkevicius disse que ainda há “processos internos”, mas uma contribuição com o fundo é um “chamado para toda a comunidade global vir e ajudar a solucionar essa questão”.
O senhor se encontrou com o vice-presidente Geraldo Alckmin e ministros como Marina Silva e Mauro Vieira. Como vê o interesse do governo brasileiro em avançar em questões?
Eu consigo sentir uma mudança porque é minha segunda vez no Brasil. Estive aqui há exatamente um ano, durante o governo Bolsonaro. Então, é claro que consigo comparar, e posso dizer que é possível ver grandes mudanças, especialmente na abordagem do governo, principalmente depois de conversar com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
Ela realmente tem uma visão. Ela sabe o que ela quer e como alcançar isso. É claro que estou feliz em apoiar os planos, mas tudo vem da liderança do presidente Lula.
Tive a chance de conversar também com o vice-presidente Geraldo Alckmin e com o ministro (das Relações Exteriores) Mauro Vieira.
Para uma mudança completa para maior sustentabilidade, acredito que você precisa de uma abordagem conjunta de todo o governo.
E esse governo tem isso. Mas só vamos poder julgar quando os resultados aparecerem. Ainda é o começo.
Veja a entrevista completa na Veja.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário