Mundo
Donald Trump está agora no tribunal para audiência judicial nos EUA; diz CNN
Ex-presidente americano é o primeiro na história a responder acusações criminais formais; audiência está marcada para 15h15, no horário de Brasília, em tribunal de Manhattan, em Nova York
Donald Trump está no tribunal no centro de Manhattan, em Nova York, onde se apresentou à Justiça dos Estados Unidos e está em audiência judicial. O ex-presidente chegou ao escritório do procurador distrital de Manhattan, onde ficou sob custódia policial antes da acusação formal, por volta de 14h25 (horário de Brasília) desta terça-feira (4).
Ele ouvirá quais são as acusações contra ele, sendo oficialmente acusado — mas deve se declarar inocente. Detalhes sobre as mais de 30 acusações que ele enfrenta serão revelados quando a acusação do grande júri for aberta.
Trump se torna, oficialmente, o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a enfrentar acusações criminais formais. A audiência deve ser rápida e rotineira, mas representa um momento histórico na história do país.
Espera-se que as impressões digitais de Trump sejam tiradas, embora ainda não esteja claro se sua foto será registrada. Em seguida, ele será levado a um tribunal, onde será acusado formalmente. Não se espera que Trump seja algemado após sua prisão, pois permanecerá sob constante proteção policial.
O empresário postou no Truth Social enquanto estava a caminho do escritório do promotor distrital de Manhattan, escrevendo: “Indo para Lower Manhattan, o Tribunal. Parece tão SURREAL — UAU, vão ME PRENDER. Não posso acreditar que isso está acontecendo na América. MAGA” [Make America Great Again – Torne a América Grande Novamente, em tradução livre]”.
Assessores do ex-presidente disseram à CNN que ele poderia fazer uma “breve” declaração antes de entrar no prédio – deixando o restante de seus comentários para um discurso à noite, quando retornar à Flórida. Entretanto, ele não falou e foi para a corte em silêncio.
A audiência está marcada para 15h15, no horário de Brasília. A previsão de duração é de uma hora e quinze minutos.
O escritório do promotor distrital local está investigando o ex-presidente sobre um suposto esquema de pagamento de suborno e encobrimento envolvendo a estrela de cinema adulto Stormy Daniels durante a campanha eleitoral à Presidência dos EUA de 2016.
À frente do julgamento estará o juiz interino da Suprema Corte de Nova York, Juan Merchan, que já sentenciou o confidente de Trump, Allen Weisselberg, à prisão, presidiu o julgamento de fraude fiscal das Organizações Trump e supervisionou o caso de fraude criminal do ex-conselheiro Steve Bannon.
Trump passou a manhã ao telefone com aliados republicanos, seu círculo restrito de conselheiros políticos e sua equipe jurídica, com foco cada vez maior nas acusações específicas contidas no indiciamento selado. Ele não pode avaliar completamente o caminho político ou legal a seguir até que entenda exatamente o que, especificamente, está na acusação.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário