Amazonas
Operadora vai ativar redes privativas 5G em 400 empresas da Zona Franca de Manaus
A intenção é testar a tecnologia em ambientes industriais e, em seguida, usar essas experiências como forma de estimular a adoção por outras fábricas.
A operadora Ligga, em parceria com a Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), vai ativar redes privativas 5G em 400 empresas da Zona Franca de Manaus nesta sexta-feira, 24, informou Igor Calvet, presidente da entidade. A iniciativa deve servir para divulgar casos de uso sobre o funcionamento da solução no setor industrial.
As redes privativas funcionarão na frequência de 3,5 Ghz (o chamado “5G puro”), por meio de uma parceria com a Ligga Telecom.
“Estamos conectando a nossa indústria com o que achamos que é o futuro da competitividade delas, que é entrar na economia digital o mais rápido possível. Para isso, precisamos de conectividade”, destacou Calvet, durante o evento Fórum de Operadoras Inovadoras, organizado pelos sites Mobile Time e Teletime, nesta quarta-feira, 22.
O presidente da ABDI também informou que, além das redes privativas, as empresas devem ser contempladas com o FWA (Fixed Wireless Acess). De modo similar, a intenção é testar a tecnologia em ambientes industriais e, em seguida, usar essas experiências como forma de estimular a adoção por outras fábricas.
“Quanto mais pudermos ajudar a fomentar casos de uso através de infraestrutura digital – e nesse caso, o 5G de rede privativa –, vamos fazer”, ressaltou Calvet.
O dirigente da ABDI também disse que o empresariado precisa ser sensibilizado sobre a aplicação de novas tecnologias que ganham tração com o 5G. Em sua avaliação, a maioria das empresas ainda não sabe o potencial da conectividade associado à produção.
“O empresário tem tantas preocupações com questão trabalhistas, tributárias e etc. que a rede, a conectividade e o aumento da produtividade através disso é a quinta ou sexta preocupação dele no dia a dia”, pontuou.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário