Conecte-se conosco

Brasil

Ex-vice governador do AM Samuel Hanan lista 10 questões ‘cruciais’ para o Congresso mudar o país para melhor’

Economista diz que parlamentares deem debater, com urgência e profundidade, mudanças legislativas sobre 10 pontos que vêm sendo ignorados, apesar de sua importância fundamental.

Em artigo com o título ‘Dez Questões Cruciais’, publicado no jornal O Dia, do Rio de Janeiro (RJ), na edição desta quinta-feira (16/03), o engenheiro com especialização nas áreas de macroeconomia, administração de empresas e finanças, empresário, e ex-vice-governador do Amazonas (1999-2002), Samuel Hanan, diz que o Congresso Nacional tem uma missão desafiadora de debater questões que podem mudar o país para melhor.

A íntegra do Artigo:

Dez Questões Cruciais

Samuel Hanan*

O Congresso Nacional, com seus 513 deputados federais e os 81 senadores que tomaram posse no dia 1o de fevereiro, tem uma missão histórica e desafiadora: debater, com urgência e profundidade, mudanças legislativas sobre 10 pontos que vêm sendo ignorados pelo Legislativo e pelo Executivo, apesar de sua importância fundamental. São questões que podem mudar para melhor o país.

Os dez quesitos são: acabar com a reeleição para cargos do Poder Executivo; retomada da prisão em segunda instância; redução drástica do foro privilegiado; reavaliação da candidatura de suplentes; despolitização dos tribunais de contas; remo- delação dos Fundos Partidário e Eleitoral; limitação dos gastos tributários da União; redução das desigualdades regionais e sociais; revisão do Código de Processo Penal; e responsabilização maior dos maus gestores públicos.

Debruçar-se sobre essas 10 questões, fundamentais, é a grande contribuição que o novo Congresso pode dar ao Brasil, o país das oportunidades perdidas e que precisa urgentemente recuperar o tempo perdido, reencontrar o rumo do desenvolvimento e, assim, oferecer uma nova perspectiva de vida digna aos seus 215 milhões de cidadãos, muito lembrados na hora do voto, porém ignorados ao longo dos anos.

Fiscalizar o Executivo é uma das funções precípuas da Câmara e do Senado. Fazer isso com seriedade é um grande passo, mas é possível avançar, discutindo com coragem e maturidade tais pontos, propondo e aprovando projetos de lei para mudar a realidade atual, corrigindo omissões, provocando ações efetivas, contribuindo, enfim, para tornar a nação mais digna para todos os brasileiros.

*SAMUEL HANAN, engenheiro com especialização nas áreas de macroeconomia, administração de empresas e finanças, empresário, e foi vice-governador do Amazonas (1999-2002). Autor dos livros “Brasil, um país à deriva” e “Caminhos para um país sem rumo”. Site: https://samuelhanan.com.br


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + um =