Amazonas
Amazonense, ex-presidente do Ipem, assume o comando do Inmetro
Márcio André Brito foi presidente do Ipem-AM e recebeu o convite do ministro do MDIC, Geraldo Alckmin.
De estagiário do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-AM) a presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Essa é a trajetória do engenheiro ambiental amazonense Márcio André Oliveira Brito, que nesta quarta-feira (8) foi nomeado titular do principal órgão de normatização da segurança e qualidade dos produtos consumidos pelos brasileiros.
A nomeação foi confirmada em uma portaria da Presidência da República, assinada pelo chefe da Casa Civil, Rui Costa. Brito é especialista em Metrologia Legal e mestrando no curso profissional em Engenharia, Gestão de Processos, Sistema e Ambiental. Ele recebeu o convite do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, há um mês.
Brito chegou ao Ipem-AM aos 17 anos de idade como estagiário. Ao longo dos anos, galgou cargos e funções estratégicas até chegar à presidência, onde permaneceu durante 12 anos. Ele também foi presidente da Associação Nacional dos Órgãos Delegados do Inmetro (Anodi).
Metas
O novo presidente do Inmetro anunciou metas urgentes. A primeira delas é a reestruturação do Inmetro e dos institutos estaduais de Pesos e Medidas. A segunda é reduzir de 90 para 20 dias o tempo de concessão da Anuência para Importação aos insumos das indústrias e bens adquiridos pelas empresas do comércio.
“Não podemos admitir a paralisação de cargas por falta de anuência do Inmetro. Vamos reestruturar o nosso trabalho e melhorar a nossa eficiência. Vamos voltar a contribuir com o fortalecimento do setor produtivo”, afirmou Brito.
Texto: Carlos Eduardo Matos, correspondente da Rádio Mix FM Manaus em Brasília (DF).
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário