Conecte-se conosco

Cultura

Governo federal anuncia apoio a centros de cultura indígena do AM e MA

Projeto é para renovar sede de organização em Manaus e construir casa da cultura em Barra do Corda

Centros de preservação e promoção da cultura indígena do Amazonas e do Maranhão vão receber apoio para construção e modernização. A informação foi dada pela secretária especial adjunta de Cultura, Jane Silva, e se refere a unidades em Manaus (AM) e Barra do Corda (MA).
A cacique Katusawa, da etnia Mura, do Amazonas, apresentou à Secretaria Especial de Cultura o projeto para renovação e gestão da sede da Organização Indígena Iapoam, em Manaus.
Segundo Katusawa, é a oportunidade para que as mulheres de sua aldeia e região não precisem mais vender artesanato nas ruas. A cacique também destacou a importância da Organização para o turismo. “Quando um turista chega para visitar Manaus e quer conhecer a cultura indígena, ele não consegue ir até a minha aldeia, que fica na floresta. Com a ampliação das atividades da Iapoam, vamos conseguir fazer com que eles possam vir até nós e conhecer nossa cultura mais de perto”, disse ela.
No Maranhão, a ideia é construir uma casa de cultura em Barra do Corda. “Poderá funcionar como museu, expondo objetos que fabricamos, onde vamos vender. E também ser um centro de encontro, por exemplo. Se uma colega vem lá do Amazonas e quer ensinar suas tradições, e aprender as nossas, ela poderá fazer isso lá”, detalhou a cacique Libiana Pompeu Tavares, da etnia Mainumy.
A Secretaria Especial de Cultura não deu detalhes do apoio que será concedido para as ações.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + sete =