Economia
Cresce uso de cartões entre mais ricos; mais pobres utilizam para gastos maiores com alimentação
Enquanto isso, a alta nos gastos com cartão de crédito foi 1,3 vezes maior entre o público de maior renda (46%), do que entre os mais pobres (20%)
Enquanto pessoas com maior renda passaram a usar mais o cartão de crédito no ano passado, consumidores de menor renda — que recebem até um salário mínimo — passaram a quitar mais despesas com alimentação e combustíveis usando cartões de crédito e débito. É o que aponta uma pesquisa feita pela empresa de pagamentos Elo.
O estudo traçou o comportamento de consumo dos brasileiros em 2022 a partir da base de dados da empresa, com mais de 43 milhões de cartões ativos em todas as regiões do país.
De acordo com a análise, a alimentação dentro e fora de casa e os combustíveis pesaram mais no orçamento doméstico, e representaram 47% das despesas pagas por brasileiros mais pobres com cartões. Já entre o público de maior renda, esse percentual cai para 26%. Na média geral, a participação média foi de 41%.
Enquanto isso, a alta nos gastos com cartão de crédito foi 1,3 vezes maior entre o público de maior renda (46%), do que entre os mais pobres (20%).
No crédito parcelado, essa diferença foi ainda maior (de 6,8 vezes): os gastos do público de maior renda avançaram 48%, contra 6% entre aqueles de menor renda.
Os gastos com cartões que mais cresceram foram os de recreação e lazer (33%), bares e restaurantes (11%), serviços educacionais (10%), serviços de transporte (10%) e comércio varejista de alimentos (8%).
Já os maiores valores médios foram registrados nos seguintes segmentos:
Turismo e viagens: R$ 311
Comércio veicular e serviços automotivos: R$ 264
Serviços educacionais: R$ 223
Eletroeletrônicos, móveis e decoração: R$ 221
Serviços e materiais de construção: R$ 186
Comércio atacadista especializado: 153
Vestuário, óticas e acessórios: R$ 144
Veterinária e pet shop: R$ 142
Lojas de departamento: R$ 126
Recreação e lazer: R$ 93
Compras on-line
A pesquisa também revela que as compras on-line subiram 26% entre dezembro de 2021 e 2022. Consumidores mais pobres gastaram, em média, R$ 59 por compra. Já a classe média e os mais ricos consumiram uma média de R$ 199. Além disso, 91% das compras no e-commerce foram feitas na função crédito.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário